/ Notícias / Monitoramento eletrônico de pacientes é tema de dissertação na UCPel
Monitoramento eletrônico de pacientes é tema de dissertação na UCPel
08.09.2009 | 15:27
Monitoramento eletrônico de pacientes é tema de dissertação na UCPel
Ligando as áreas tecnológica e médica, Rodrigo Santos de Souza, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), elaborou uma proposta que envolve prontuários eletrônicos. A ideia é que médicos possam monitorar pacientes em tempo real, obtendo as informações independentemente de qual máquina utilizar. O trabalho é fruto da dissertação de conclusão de curso de Souza.

Orientada pelo professor Adenauer Yamin, a pesquisa tem o título de “Uma Contribuição à Coordenação na Computação Pervasiva com Aplicações na Área Médica”. Utilizando-se da computação pervasiva – modelo que tem como foco a mínima preocupação do usuário com o sistema – Souza estudou a comunicação e coordenação desse processo de prontuário eletrônico e observações instantâneas. O estudo foi direcionado à infraestrutura-base que disponibiliza dados de maneira pervasiva para essas aplicações.

O trabalho desenvolvido por Souza está incluso no projeto Pertmed, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), executado em conjunto pela UCPel, Universidade Federal de Pelotas e Federal de Santa Maria. O objetivo é conceber um sistema de telemedicina para disponibilização de informações médicas de maneira pervasiva. “Meu trabalho é uma contribuição dentro do projeto”, explicou.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?