/ Notícias / Modernização da gestão abre debates na Católica
Modernização da gestão abre debates na Católica
23.04.2012 | 17:26 | #administracao
Modernização da gestão abre debates na Católica
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu hoje (23) o secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, Cláudio Gastal. Graduado pela Católica e também ex-professor da casa, o convidado conduziu a palestra “Modernização da Gestão”, direcionado a lideranças da Universidade. A atividade foi a primeira da série de ações nas quais Gastal estará participando.

O palestrante falou sobre os desafios da gestão no setor público e no terceiro setor, onde estão incluídas as universidades comunitárias, como é o caso da UCPel. “Não visam lucro, mas visam resultado”, comentou.

Transparência e mobilização foram dois pontos salientados, dentro da perspectiva de olhar o curto e o longo prazo sem serem dissociados. “Quando se fala em gestão, se fala em mobilizar pessoas para um resultado”, disse.

Gastal trouxe aos presentes, também, um conceito de Peter Drucker que trabalha que a ideia de que os fatores de produção tradicionais não mais garantem vantagem competitiva: ao invés disso, o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção. “A gestão dá os meios e condições para as pessoas chegarem aos resultados”, afirmou.
A perenidade das instituições frente à passagem das pessoas, visão de longo prazo, sustentabilidade, valor agregado, transparência, credibilidade, interesse coletivo, renovação, cultura e sucessão também entraram na discussão. Ao mesmo tempo, Gastal classificou como desafios da gestão a profissionalização, aperfeiçoamento da comunicação, fortalecimento do conceito de governança, consolidação de uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável e combate ao desperdício de recursos.

O palestrante apontou o fazer bem feito, a cooperação com o tecido social e a preocupação com decisões globais – privilegiando a visão de futuro. “A gente acaba muitas vezes focando nos meios e não no resultado que se quer. A única maneira de enfrentar os desafios atuais é pensar no futuro. Se pensar só no dia a dia perde-se a capacidade de ser um agente de transformação da sociedade onde se está inserido”, alertou.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, disse na ocasião que a Universidade está dando continuidade a um sistema de gestão compartilhada e transparente. “O professor Cláudio Gastal chega para contribuir nesse processo”, disse, destacando a participação do secretário executivo nas próximas ações da UCPel.