/ Notícias / Moda Pelotas 2015 terá participação da Católica
Moda Pelotas 2015 terá participação da Católica
23.09.2015 | 18:25 | #tecnologia-em-design-de-moda
Moda Pelotas 2015 terá participação da Católica
Como já é tradicional anualmente, a data máxima do calendário fashion pelotense já foi definida, bem como a participação do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no evento. O Moda Pelotas 2015 será realizado no dia 03 de outubro e contará com um desfile de 15 looks assinados por estudantes da graduação.

De acordo com a professora da UCPel Ana Luiza Timm Soares, os figurinos foram elaborados a partir do tema Al Sur del Sur: Platinidades, fronteiras e identidades. "Os estudantes poderiam se inspirar na América Platina - Argentina, Paraguai e Uruguai e suas fronteiras (sejam elas político-geográficas ou culturais) - Bolívia, Chile e região Sul do Brasil, produzindo looks para o Inverno 2016, baseados na proposta", explicou Ana Luiza, ao mencionar que a inspiração veio da música El sur del sur, do cantor uruguaio Jorge Drexler.

O desfile com os looks compostos pelos alunos Ana Bretanha, Gabrielle Silva, Jéssica Madruga, Jofter de Oliveira, Luíza Osório, Mario Junior, Mariana Brandão, Paola Neves e Sabrina Cougo fazem parte do concurso Talentos da Moda e serão mostrados ao público durante o primeiro bloco do Moda Pelotas.

Juntamente a Ana Luiza, integram a banca de avaliação do desfile a coordenadora do curso, professora Tereza Duarte, e a também docente Lilian Fetzer.

Ainda segundo Ana Luiza, a proposta tem como finalidade resgatar a identidade dos povos "Al sur del sur" e suas vivências, desvelando as riquezas artísticas e culturais, peculiaridades, similaridades e diferenças de um povo que vive tão próximo do "fim do mundo". "Percebemos um grande resgate, na cidade de Pelotas, da nossa identidade platina; seja na culinária, vestuário, linguagem, entre outros. Nesse sentido, gostaríamos de traduzir isso para os alunos do curso de Moda, valorizando trabalhos manuais e o que é produzido na região, buscando sempre nossa identidade não só enquanto indivíduos, mas desvelando as singularidades de cada designer", concluiu.

Dentre os 15 looks serão selecionados pela banca de professores da Católica e demais jurados do evento três alunos para desfilar uma mini-coleção de cinco figurinos no Moda Pelotas 2016.

Bem Ti Vi
Outra atração confirmada para a passarela do Moda 2015 é o desfile da Bem Ti Vi, marca criada pelas acadêmicas da UCPel Francesca Pellegrino, Carolina Krause, Catherine Medeiros, Antonia Varone e Juliana Paes. O desfile da grife será a partir das 22h, conforme a programação do evento.