/ Notícias / Mobilizações sociais na contemporaneidade serão debatidas em Mesa Redonda
Mobilizações sociais na contemporaneidade serão debatidas em Mesa Redonda
Mobilizações sociais na contemporaneidade serão debatidas em Mesa Redonda
O Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoverá debate sobre as mobilizações populares na atualidade. Para discutir o tema, os professores Renato Della Vechia e Raquel Recuero - das áreas, respectivamente, de Ciência Política e Comunicação Social - estarão acompanhados do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP), Lair de Mattos. 

Segundo a organizadora da atividade, a estudante do Mestrado em Política Social Darinni Machado, a ideia é apresentar a pluralidade de olhares que envolvem um fenômeno contemporâneo de pouco consenso. 

Tudo começou com as grandes mobilizações promovidas pelos militantes do Movimento Passe Livre (MPL) nas principais capitais do Brasil. De início, os manifestantes exigiam a redução de R$ 0,20 na tarifa do transporte público. “Mas o que se seguiu, a partir daí, foi uma série de acontecimentos difusos, com visões distintas. Em alguns momentos, inclusive, apresentando posicionamentos divergentes em relação ao caráter inicial dessas manifestações”, explica Della Vechia. 

Segundo o docente da UCPel, o descontentamento evidenciado nas mobilizações está diretamente relacionado à questão do posicionamento do Estado frente às políticas sociais, principal objeto de análise da pós-graduação ofertada pela UCPel. 

Procurando abarcar os principais pontos de vista que envolvem o fenômeno em questão, a professora Raquel Recuero terá a difícil tarefa de problematizar a função da internet, sobretudo das mídias sociais, na organização e repercussão das mobilizações. A pesquisadora da UCPel é uma das principais referências no estudo das redes sociais e da difusão de informações na internet. O debate está marcado para quarta-feira (21), às 17h, na sala 425 C.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?