Um panorama do trabalho no Brasil e uma avaliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Essas foram as duas principais vertentes abordadas pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, durante o programa Aja Direito, da TV Universidade Católica de Pelotas (TV UCPel). Lupi visitou a Universidade na manhã do dia 07, quando conheceu as instalações e foi recepcionado pelo reitor Alencar Mello Proença.
O ministro esteve na região em razão de uma visita ao município de Canguçu, onde participou da Semana Legislativa da Câmara. Como presidente nacional do PDT, Lupi seguiu a Pelotas para marcar presença no Ato de Filiação do partido pelotense.
Na Católica, Lupi participou do programa Aja Direito, sob o comando do professor Marcus Cunha. Na ocasião, o ministro falou sobre o saldo positivo de um milhão de empregos gerados em sua gestão. Outro assunto comentado foi a inserção de mais de 500 mil jovens no mercado de trabalho, por meio do programa Projovem. Em sua avaliação, o número ainda é uma marca aquém das expectativas e que precisa ser aumentado.
O ministro salientou, ainda, que os novos desafios na área englobam avanços para os direitos trabalhistas, aliados com a redução da jornada de trabalho.
De acordo com o professor Marcus Cunha, a visita foi uma oportunidade para o ministro conhecer a UCPel e falar sobre a situação do país em termos de trabalho. “Ele ficou impressionado. Disse que não tinha visto no interior do país uma universidade tão bem equipada e com grande número de alunos como é a UCPel. Ele teve uma excelente impressão”, destacou.
Reprise
O programa Aja Direito com o ministro Carlos Lupi foi transmitido ao vivo, mas quem perdeu poderá acompanhar as reprises. A TV UCPel transmite pelos canais 10 da Viacabo TV e 15 da Net.
Confira os horários:
Sábado, dia 08 – 19h30min
Segunda-feira, dia 10 – 19h
Terça-feira, dia 11 – 21h
Quarta-feira, dia 12 – 17h30min