/ Notícias / Mestrandos da UCPel visitam laboratórios em Porto Alegre
Mestrandos da UCPel visitam laboratórios em Porto Alegre
Mestrandos da UCPel visitam laboratórios em Porto Alegre
Mestrandos e professores do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram no dia 18 de maio visita técnica ao Laboratório de Implantação Iônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e à empresa estatal de semicondutores (CEITEC S. A.), ambos localizados em Porto Alegre.

No Laboratório de Implantação Iônica do Instituto de Física da UFRGS os alunos tiveram acesso aos diversos equipamentos de medição, aos aceleradores e uma breve explicação sobre interação de íons com a matéria, física de dispositivos semicondutores, análise de materiais, pesquisa com filmes finos, entre outras. O Laboratório foi criado em 1980 e desde então desenvolve pesquisas nas área de Física, Engenharia e área correlatas. 

Já na CEITEC S.A. os mestrandos assistiram a palestras sobre chips desenvolvidos pela empresa na área de identificação automática, contando com aplicações na identificação de animais (Chip do Boi), medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos. Após as palestras, os acadêmicos foram conduzidos a um tour guiado através das instalações da fábrica que produz os chips. A empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações (MCTIC) é atuante na área de semicondutores. 

A professora da UCPel, Chiara do Nascimento, comenta que ambos os laboratórios são pontes fundamentais para estudo de filmes finos e desenvolvimento de tecnologia de semicondutores no Brasil, área em que o país ainda encontra escassez de atividades industriais.



Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?