A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece uma importante oportunidade aos profissionais da área da saúde que pretendem se qualificar para o mercado de trabalho. Os interessados em participar do processo de seleção do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente têm até o dia 25 de outubro para realizar sua inscrição.
O programa disponibiliza 12 vagas em cinco linhas de pesquisa distintas: Saúde Gestacional e Puerpério, Desenvolvimento Infantil, Estratégias Preventivas em Saúde do Ciclo Vital, Estratégias Preventivas em Saúde Mental e Avaliação Psicodiagnóstica e Intervenções Breves em Saúde Mental.
Direcionado preferencialmente à preparação de profissionais já atuantes no sistema de saúde, o Mestrado é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 4. Vale lembrar que a nota máxima para cursos apenas com mestrado é de 5. Enfocando a saúde coletiva, os pesquisadores que passam a atuar no programa têm a possibilidade de tratar de temas diretamente relacionados a sua atividade profissional, além de aliar os conhecimentos teóricos com a realidade prática.
Conforme explica o coordenador do Mestrado, professor Fernando Barros, uma das condições para que o candidato seja aceito no curso é estar inserido diretamente em ambientes de promoção da saúde pública. “A ideia é que eles possam desenvolver projetos em consonância com a sua área de atuação, avaliando algum programa ou aspecto relevante do âmbito profissional em que estão inseridos”, ressalta.
Oportunidade em outras áreas
A UCPel também está com vagas abertas para outros três programas de pós-graduação. Letras e Saúde e Comportamento ofertam vagas para os níveis de Mestrado e Doutorado. Já quem optar pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social, pode se habilitar ao Mestrado.
O edital com informações sobre todos os Programas de Pós-Graduação da UCPel pode ser encontrado
aqui.