/ Notícias / Mestrado em Saúde e Comportamento da UCPel é nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
Mestrado em Saúde e Comportamento da UCPel é nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
10.10.2007 | 00:00
Mestrado em Saúde e Comportamento da UCPel é nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
Na manhã do dia 10, o curso de Mestrado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a avaliação máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação. O curso recebeu a nota 5, que representa a excelência em Programas de Pós-Graduação que contam apenas com mestrado. Dentre 94 cursos de mestrado existentes no país, na área das ciências da saúde, só o da Católica e o da Fundação Faculdade de Medicina de Porto Alegre (ligada à UFRGS) receberam a melhor nota.

A avaliação feita pela CAPES compreende três anos de observação. Critérios como produção científica dos professores e alunos, conteúdo programático, inserção na graduação e na comunidade são os principais indicadores de sucesso observados pela CAPES.

De acordo com os professores Ricardo Silva e Ricardo Pinheiro, fundadores do Mestrado em Saúde e Comportamento, o trabalho constante nos últimos anos primou por adequar o curso aos critérios valorizados pela CAPES. “Todas estas coisas levaram a esse ‘selo de qualidade’. Este reconhecimento externo indica que estamos no caminho certo, de produção científica, de inserção social. Se melhoramos a educação dos formadores, melhoramos a qualidade de vida na região”, disse Pinheiro. Para Silva, a nota máxima é um atestado de qualidade da investigação científica na área de saúde e comportamento.

O coordenador do mestrado, professor Hiram Larangeira de Almeida Júnior ressaltou que os critérios da CAPES são primorosos, e o fato consagra o trabalho de todo o grupo. “Pelotas também está ganhando com isso”, ressaltou.

“Acompanhamos desde o início o esforço, a coragem de fazer readequações e a competência do grupo do mestrado, agregando valores novos e preservando antigos”, disse a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Vini Rabassa da Silva.
O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, salientou a inserção que o Mestrado em Saúde e Comportamento tem na graduação, além de inserido na comunidade. Para ele, a integração entre mestrado e graduação agrega conhecimento. “Os professores transitam pela graduação, assim como pelo mestrado”.

Inscrições
O Mestrado em Saúde e Comportamento está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. Estas podem ser feitas no Campus 2 da UCPel (Rua Almirante Barroso, 1202). Os documentos necessários são: diploma universitário legalizado (cópia autenticada), currículo (uma cópia), carteira de identidade e CPF (cópia) e uma foto 3x4. Mais informações pelo telefone (53) 2128-8404, e-mail nuplac@phoenix.ucpel.tche.br ou pelo site www.ucpel.tche.br/msc.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?