/ Notícias / Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação terá representantes em evento internacional
03.02.2016 | 16:50 | #engenharia-de-computacao
Quatro mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (PPGEEC/UCPel) tiveram seus artigos científicos aprovados para o 7º IEEE Simpósio Latino-Americano em Circuitos e Sistemas (7º IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems – LASCAS 2016). O evento ocorrerá na cidade de Florianópolis, de 28 de fevereiro a 02 de março.

Serão os representantes da UCPel no evento os mestrandos Gustavo Ott, Júlio Oliveira, Renato Neuenfeld e Tiago Schiavon. Além deles, completam o grupo de pesquisa responsável pelos artigos representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

De acordo com o coordenador do PPGEEC/ UCPel, professor Eduardo Costa, a participação dos alunos da Católica em um evento de renome auxilia na qualificação do mestrado e leva o nome da UCPel para o cenário mundial da área tecnológica. “Nossos mestrandos entenderam que a trajetória de realizar um mestrado envolve a realização de trabalhos de excelência e que o grande prêmio é a apresentação dos principais resultados dos seus trabalhos à comunidade científica”, avalia.

O LASCAS é realizado pela Sociedade de Circuitos e Sistemas da América Latina. A sétima edição do evento ocorrerá na cidade de Florianópolis, no período de 28 de fevereiro a 02 de março, momento em que serão apresentados trabalhos científicos de pesquisadores de diversas partes do mundo. Conteúdos que abordam metodologias de projetos e resultados experimentais nas mais diversas áreas de eletrônica, circuitos e sistemas, tais como Circuitos Analógicos e Digitais, Eletrônica Biomédica, Circuitos de Comunicação RF, Redes de Sensores Wireless, Nanoeletrônica, Sistemas VLSI, Circuitos Tolerantes a Falhas, entre outras, terão espaço nos quatro dias de simpósio. Veja a seguir os temas dos trabalhos aprovados:

- Exploiting Architectural Solutions for IIR Filter Architecture with Truncation Error Feedback. Autores: Gustavo Ott (mestrando UCPel), Eduardo Costa (professor UCPel), Sérgio Almeida (professor UCPel), Mateus Beck Fonseca (professor UFPel e doutorando UCPel).

- Exploiting Approximate Adder Circuits for Power-Efficient Gaussian and Gradient Filters for Canny Edge Detector Algorithm. Autores: Júlio Oliveira (mestrando UCPel), Leonardo Bandeira (doutorando UFRGS), Eduardo Costa (professor UCPel) e Sergio Bampi (professor UFRGS).

- Design of Optimized Radix-2 and Radix-4 Butterflies from FFT with Decimation in Time. Autores: Renato Neuenfeld (mestrando UCPel), Mateus Beck Fonseca (professor UFPel e doutorando UCPel) e Eduardo Costa (professor UCPel).

- Exploiting Adder Compressors for Power-Efficient 2-D Approximate DCT Realization. Autores: Tiago Schiavon (mestrando UCPel), Guilherme Paim (professor UFPel), Mateus Beck Fonseca professor UFPel e doutorando UCPel), Eduardo Costa e Sergio Almeida (professores da UCPel).

Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação está com inscrições abertas até o dia até o dia 17 de fevereiro. Os mestrados da Católica estão entre os 10 melhores do país, conforme apontou o Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/MEC). Informações sobre todas as etapas do processo seletivo, linhas de pesquisa, documentos necessários para a inscrição, homologação das inscrições, seleção dos candidatos, bibliografia e divulgação dos resultados podem ser obtidas neste link, mesmo endereço em que podem ser feitas as inscrições.