/ Notícias / Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel renova convênio com Sanep
19.04.2024 | 11:20 | #engenharia-eletronica

O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) renovou o convênio com Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) por mais quatro anos. O acordo garante bolsas para futuros mestrandos, além de alocar os graduandos em diferentes frentes de estudos desenvolvidas.

As atividades conjuntas geram pesquisa e desenvolvimento que envolvem recursos de eletrônica e computação para diferentes demandas do Sanep. Para o coordenador do MEEC, Lizandro Oliveira, a parceria é uma oportunidade de contribuir para a cidade, em especial a linha de pesquisa de Sistemas Computacionais Embarcados e Distribuídos, que faz parte de uma das frentes de estudo. “Há uma vasta atuação na busca de soluções computacionais para auxílio à administração da infraestrutura empregada para o Saneamento Básico da cidade de Pelotas”, destacou.

Ainda segundo o coordenador, as pesquisas qualificadas elaboradas entre as instituições possuem relevante impacto socioambiental, solucionando vazamentos, e minimizando as perdas no sistema de distribuição de água. “Os recursos de eletrônica e computação visam o monitoramento e controle de perdas da rede de distribuição de água, além de outras soluções referentes aos desafios do saneamento urbano”, completa.

O convênio foi iniciado em 2020, e esta é a primeira renovação assinada, que, além de definir linhas de interesse comum, transfere dados e informações de relevância para que metas do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14026/2020) sejam atingidas.

Segundo a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a parceria com a comunidade acadêmica potencializa a busca de soluções e ferramentas já utilizadas em âmbito internacional. “Investir em expansão, modernização e automação impactam em níveis elevados de eficiência operacional e qualidade dos serviços prestados”, declarou.

A reunião da renovação aconteceu no último dia 10 de abril na Sede Administrativa do Sanep e contou com a presença de responsáveis pelos projetos de mestrado da UCPel com pesquisas e estudos desenvolvidos nos últimos 48 meses.

Redação: Lucia Ippolito