Na manhã de hoje (1º) o Bispo da Diocese de Pelotas, Dom Jayme Chemello anunciou o seu sucessor: Dom Jacinto Bergmann, que envia a mensagem abaixo.
________________________________________________________________
Queridos irmãos e irmãs!
Deus me levou da Diocese de Pelotas para a Diocese de Tubarão há cinco anos atrás. Agora Ele me traz da Diocese de Tubarão de volta para a Diocese de Pelotas, como Bispo Titular, sucedendo o querido Dom Jayme Henrique Chemello. Um plano divino misterioso e magnânimo, que se desenha como vontade de Deus, expressa através da vontade da Igreja e da nomeação pelo Papa Bento XVI.
Coloquei como lema de minha consagração presbiteral: “Eis-me aqui, Senhor!”. Mais uma vez é hora de vivê-lo generosamente. Por isso, embora sentindo deixar, neste momento, a Diocese de Tubarão, que amei de todo o coração nestes cinco anos de atuação como Bispo, retorno com alegria e com mente e coração abertos para Pelotas (como já fiz quando fui como Bispo Auxiliar em 2002). Mente aberta para entender, valorizar e promover a vida eclesial nesta Igreja particular. Coração aberto para acolher e amar a todas as ovelhas a mim confiadas agora como Bispo Titular.
Coloquei também como lema de minha consagração episcopal: “In nomine Trinitatis!”. É em nome da Trindade que venho ao encontro do rebanho do Senhor que está em Pelotas, para também em nome Dela tudo viver e realizar. Peço ao Deus Trindade que eu saiba somar com todos/as: os presbíteros, os/as religiosos/as, os seminaristas, os/as candidatos/as à vida religiosa, as lideranças pastorais e todos/as fiéis das 26 paróquias, pois sonho com uma Igreja-comunhão que seja espelho da comunhão trinitária.
Querido Dom Jayme, querido presbitério, querida família religiosa, querido laicado diocesano e querido povo cidadão da região, agradeço a acolhida carinhosa que já estão me dispensando. Sinto-me novamente em casa! E que o nosso Deus Pai Filho Espírito Santo nos abençoe!
Dom Jacinto Bergmann,
Bispo nomeado de Pelotas.
Outras notícias: