/ Notícias / Memorial em homenagem à arquiteto uruguaio é inaugurado
Memorial em homenagem à arquiteto uruguaio é inaugurado
30.06.2022 | 17:22 | #arquitetura-e-urbanismo
Memorial em homenagem à arquiteto uruguaio é inaugurado

Nesta sexta-feira(1) será inaugurado o espaço dedicado a homenagear um dos destaques da arquitetura na América Latina, o arquiteto Eladio Dieste. Idealizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e pelo Programa de Extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Memorial Eladio Dieste irá funcionar no Parque Pelotas Tecnológico.

A proposta do Memorial é tornar conhecidos projetos de Dieste, como o prédio do Pelotas Parque Tecnológico. De acordo com o coordenador na iniciativa, professor Ricardo Brod, o espaço é composto por painéis impressos com informações e fotos das obras do arquiteto homenageado. Também fazem parte da exposição impressões 3D, desenvolvidas na Maquetaria Digital da UCPel, das formas mais utilizadas pelo projetista. Somadas a isso, o público ainda terá a vivência de realizar um passeio virtual em realidade aumentada através de um quiosque digital posicionado no local ou pelo próprio celular.

O docente da UCPel destaca, também, que  a escolha do curso de Arquitetura para conceber o Memorial significa reconhecimento do trabalho desenvolvido pela extensão na área de Patrimônio Arquitetônico. “Além disso, representa uma excelente oportunidade da ampliação de conhecimentos, com a participação dos alunos neste processo”, afirma Brod.

Quem foi Eladio Dieste

Eladio Dieste foi um engenheiro/arquiteto uruguaio que desenvolveu a técnica da cerâmica armada ao longo de sua trajetória profissional, entre meados dos anos 40 até o final da década de 90 do século passado. Seu trabalho teve reconhecimento nacional e internacional, com obras espalhadas pelo Brasil, Argentina e Espanha.

Redação: Alessandra Senna