O Memorial do terceiro bispo de Pelotas e fundador da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Antônio Zattera, integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 16 a 22 de maio em todo o Brasil. A exposição permanente “Uma Obra que Vence o Tempo” pode ser conferida de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 22h, no Campus I da UCPel.
Também integra o guia da programação nacional o Museu do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, localizado na BR 392, km 107, e ligado à Arquidiocese de Pelotas. A exposição relata a história do Santuário construído na cidade de Pelotas, assim como relembra seus atores principais. A visitação ocorre aos domingos, das 9h às 18h.
De acordo com o museólogo da UCPel, Anderson Passos, a Semana é o maior evento nacional da área. “Participar da programação é uma forma de difundir o patrimônio local para todo o Brasil”, avalia. Para Passos, a inclusão do Memorial Dom Antônio Zattera e do Museu Nossa Senhora de Guadalupe reafirma a importância dos museus como agentes sociais e também guardiões da memória.
A vigésima Semana Nacional de Museus nesta edição traz o tema: O Poder dos Museus. Além dos representantes da UCPel, outros espaços voltados ao resgate da cultura e memória do município, como o Museu do Doce e o Museu Histórico da Bibliotheca Pública, por exemplo, participam da semana.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, construída de forma articulada com o setor museal brasileiro. Tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.
Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, museus, profissionais e comunidades museais são convidadas a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.
O espaço, destinado a homenagear o fundador da UCPel, recebe exposições temáticas sobre a vida do terceiro bispo de Pelotas. A atual, ‘Uma Obra que Vence o Tempo’, apresenta algumas das obras desenvolvidas por Dom Antônio Zattera. O Memorial fica localizado no coração do Campus I da UCPel, Rua Gonçalves Chaves, 373, e pode ser visitado de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 22h.
Localizado na BR 392, km 107, o Museu resgata a história de construção do templo e da devoção mariana pela comunidade da região sul do estado. O espaço reúne objetos da família Cordeiro de Moraes (que cedeu o terreno para a Arquidiocese de Pelotas), do padre Léo Persch (responsável pelo aporte financeiro usado para construção do templo) e das 35ª edições da Romaria de Guadalupe. Pode ser visitado das 9h às 18h.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101