/ Notícias / Membros do Nesic/UCPel apresentam produções acadêmicas em Congresso no Rio de Janeiro
30.04.2019 | 10:44 | #nesic

Nesta quarta-feira (01), bolsistas, técnicos e professores do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel) participam do V Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs). O evento será realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no Rio de Janeiro.

Os representantes da UCPel apresentarão três trabalhos durante o evento. Samantha Zschornack e Solaine Gotardo abordarão a construção da autogestão no Núcleo de Produção de artesãs da Associação Bem da Terra; Alexandre Lima tratará da Economia Solidária como alternativa para o tratamento e reinserção social de dependentes químicos em recuperação; e Rovena Lima e Luana Ribeiro abordarão o tema Economia Solidária e Patriarcado: um olhar a partir da Associação de Produtores Bem da Terra.

Com o tema “Universidade e economia solidária: Rede ITCPs – 20 anos ressignificando a universidade no Brasil", o congresso intenciona debater, apresentar e divulgar o conhecimento produzido pelas pesquisas e experiências de extensão sobre economia solidária. A temática irá abranger diversos cenários, entre eles estão às universidades, os empreendimentos econômicos solidários e a gestão pública.

De acordo com o coordenador do Nesic, Tiago Nunes, a experiência de participação será positiva para o grupo. “Os acadêmicos poderão entrar em contato com outros colegas da área e trocar conhecimentos sobre as vivências de atuação no território onde o evento acontecerá”, afirma.

Na avaliação da bolsista Samantha Zschornack, integrar a programação do congresso é importante porque proporciona a divulgação do trabalho realizado no Nesic para além da UCPel. “O evento abrange todas as incubadoras tecnológicas das universidades do país. É muito gratificante poder fazer parte disso e debater sobre núcleo de produção”, afirma.

Na programação, estão previstos painéis, grupos de trabalho, visitas às experiências de economia solidária no território, além de lançamentos de livros, revistas e atividades culturais. Mais informações sobre o evento estão disponíveis neste link.

Rede de ITCPs

A Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs) é formada, atualmente, por 41 incubadoras cujo objetivo é apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária, bem como, prestar assessoria e formação a grupos consolidados.

Redação: Victoria Priotto