/ Notícias / Meio ambiente e modais de transporte são assunto em Semana Acadêmica
Meio ambiente e modais de transporte são assunto em Semana Acadêmica
24.08.2012 | 19:24 | #engenharia-civil
Meio ambiente e modais de transporte são assunto em Semana Acadêmica
Cuidados ambientais, cuidados com o solo e projetos de rodovias foram o centro do debate ocorrido na noite de quinta-feira (23), durante a 29ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Estudantes e profissionais do segmento prestigiaram o painel Logística de rodovias, mediado pelo representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, egresso e ex-professor da Universidade, Gilberto Cunha. Participaram do debate o pró-reitor Administrativo da UCPel, engenheiro Eduardo Santos; a coordenadora setorial da gestão ambiental da BR-116/392, Renata Freitas; e o engenheiro Henrique Otto Coelho.
Os profissionais convidados debateram sobre a falta de tratativas a respeito de modais de transporte como o ferroviário e o aquaviário. “Vivemos em nossa região um espelho do que ocorre no país todo. Fora o modal rodoviário, os demais são tratados com menos intensidade do que deveriam”, disse Coelho.

A problemática ambiental também foi abordada. Renata, ecóloga formada pela UCPel em 1999, aperfeiçoou seu conhecimento acerca da gestão ambiental em rodovias quando trabalhou na Bolívia, em 2003. Segundo ela, hoje o assunto é tratado com mais seriedade pelos engenheiros. “Já se sai da universidade com consciência de que os projetos estão muito mais complexos do que antigamente. Há procedimentos que podem ser tomados para que as obras impactem menos o ambiente e dispositivos que podem diminuir esse impacto”, disse, ao citar que considera que a graduação na UCPel estimula positivamente essa cultura ambiental que o engenheiro civil deve ter. O pró-reitor Administrativo concordou: “A Universidade Católica tem e dá condições plenamente técnicas para que o egresso se posicione nessa evolução do setor, a começar pela base curricular, que é formada de acordo com a necessidade do mercado”.

Na sequência, houve um segundo painel, intitulado Tipos de Pavimentação. Para a noite de sexta-feira (24), a programação ficou a cargo de uma palestra sobre o Estádio Beira Rio e as obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil.