/ Notícias / MEEC/UCPel aprova trabalho em Congresso Nacional
MEEC/UCPel aprova trabalho em Congresso Nacional
O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) aprovou trabalho no 3° Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD). Entre 24 e 25 de outubro, a pesquisa desenvolvida pelo mestrando Patrique Borchardt Triantafilu será apresentada em Fortaleza (CE).

Orientado pelo professor Eduardo Costa, com colaboração do professor Sérgio Almeida, o trabalho tem por objetivo avaliar a injeção de gás HHO - proveniente de um gerador de hidrogênio - em um grupo gerador à diesel. De acordo com os pesquisadores, os resultados concluíram que através do gás o motor consome menor quantidade de óleo e gera menos poluentes, como monóxido e dióxido de carbono.

Ainda segundo acreditam, a aceitação do trabalho no Congresso consolida o esforço e investimento nas pesquisas desenvolvidas pela UCPel. Além disso, aproxima a Universidade de entidades e associações ligadas ao setor de Geração Distribuída (GD) no Brasil e exterior. O CBGD é o primeiro evento no país com apoio de associações a tratar dos interesses de GD e inserção de fontes limpas e renováveis.