/ Notícias / MEEC/UCPel aprova trabalhos para o SBrT 2020
MEEC/UCPel aprova trabalhos para o SBrT 2020

O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) aprovou dois trabalhos no XXXVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT). Entre os dias 22 e 25 de novembro, as pesquisas desenvolvidas pela mestranda Patrícia da Costa e pelo egresso Luciano Ayres serão apresentadas remotamente.

Orientado pelo professor Sérgio Almeida e com a colaboração do professor José Carlos Bermudez, Ayres vai mostrar o resultado da sua dissertação, um método de representação de dados hiperespectrais baseado no algoritmo SLIC de sobressegmentação e testes de homogeneidade. A técnica desenvolvida permite aplicações em diversas áreas, tais como sensoriamento remoto e imagens médicas.

O outro trabalho é da Patrícia Ucker, com orientação dos professores Eduardo da Costa e Sérgio Almeida. Parte da pesquisa da mestranda tem por objetivo desenvolver uma arquitetura de hardware do algoritmo de filtragem adaptativa NLMS, para a extração dos sinais fECG, com interferências do batimento cardíaco materno.

De acordo com os docentes Sérgio Almeida e Eduardo Costa, a cultura da produção científica está presente nos alunos e egressos do MEEC, que continuam publicando com os seus orientadores mesmo após o término dos seus mestrados.

A edição desse ano o SBrT reunirá profissionais dos setores acadêmico, industrial, serviços e áreas afins de telecomunicações para debater sobre o tema “Perspectivas do Sistema 5G para a Academia, o Governo, as Empresas e a População”. “Além da apresentação dos trabalhos científicos é sempre uma boa oportunidade aos alunos participarem do evento e interagirem com profissionais de outros grupos de pesquisa, bem como assistirem palestras de pesquisadores internacionais agregando conhecimento científico às suas formações”, destacam Almeida e Costa.

Homenagem especial

O professor da UCPel, José Carlos Bermudez, será  homenageado nesta edição do SbrT 2020, como presidente de honra, pela sua extensa contribuição ao desenvolvimento científico na área das engenharias.

Abaixo os trabalhos a serem apresentados no evento

Luciano C. Ayres, Sérgio J. M. de Almeida, José C. M. Bermudez e Ricardo A. Borsoi. Representação Aprimorada de Imagens Hiperespectrais em Múltiplas Escalas para a Separação Espectral Esparsa.

Patrícia U. L. da Costa, Sérgio Almeida, Eduardo da Costa. Arquitetura de Hardware Baseada no Algoritmo NLMS para a Extração de Sinais FECG.