Médicos e enfermeiros contratados para atuação no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) participam de treinamento preparatório na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Dividido em três etapas, o conteúdo aborda o passo a passo do atendimento voltado a pacientes Covid-19.
Destinada à equipe que prestará o serviço de saúde à população adulta, a capacitação prossegue até sexta-feira (29) com a simulação de diversos cenários de atendimentos a pacientes. “No curso os médicos têm a possibilidade de vivenciar antecipadamente o que irão encontrar no dia a dia do trabalho voltado ao combate a Covid”, explica a professora da UCPel, Samanta Maagh.
A primeira etapa do treinamento ocorreu no formato on-line, com apresentação de protocolos de atendimento e vídeos demonstrativos. Posteriormente, ocorreram oficinas sobre uso de equipamentos de proteção, técnicas de acesso a via aérea simples e complicada, manejo clínico de pacientes graves, por exemplo.
A última etapa ocorreu no Laboratório de Simulações Realísticas da UCPel, em que manequins de alta precisão foram utilizados para treinamento de atendimento na zona vermelha, voltada a pacientes Covid graves. “O treinamento contribuirá para diminuir a contaminação entre profissionais e garantir um melhor atendimento aos pacientes”, avalia a professora Ana Cristina Moraes.
Para o médico Thomás Buogo, o treinamento está sendo importante para o aprimoramento das técnicas de atendimento voltadas a pacientes Covid. “Esse treinamento serviu muito bem para a nossa pós-formação, visto que colamos grau em abril”, conta.
A atuação no Centro Covid será a primeira atividade profissional de Buogo, que decidiu contribuir para o enfrentamento da pandemia. “Sabemos que toda a contribuição nesse momento é importante, principalmente do auxílio de novos médicos. Então, me coloquei à disposição para tentar minimizar os danos causados à população e trazer um pouco mais de conforto”, finaliza.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101