/ Notícias / Medicina UCPel integra o primeiro Ambulatório de Procedimentos da Atenção Primária à Saúde de Pelotas
Medicina UCPel integra o primeiro Ambulatório de Procedimentos da Atenção Primária à Saúde de Pelotas
31.03.2025 | 15:07 | #medicina
Medicina UCPel integra o primeiro Ambulatório de Procedimentos da Atenção Primária à Saúde de Pelotas

A Medicina de Família e Comunidade da Universidade Católica Pelotas (UCPel) integra no primeiro Ambulatório de Procedimentos da Atenção Primária à Saúde de Pelotas. Os serviços acontecem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Os atendimentos são diários, e acontecem entre das 17h às 21h.


Visando a aproximação dos procedimentos ao paciente e diminuir as filas de cirurgias, serão realizadas diferentes atividades como: lavagem otológica, troca de sondas, drenagem de abcessos, cantoplastia, remoção cirúrgica de cisto sebáceo, lipomas, lesões de pele e acrocórdons. O paciente será atendido mediante encaminhamento da sua UBS.


Segundo o coordenador do ambulatório e docente da UCPel, Alexandre Moch, a iniciativa serve para qualificar a assistência da Atenção Primária à Saúde. “Estamos alcançando a integralidade do cuidado. É o usuário poder encontrar na sua UBS cada vez mais a resolutividade que ele procura”, ele diz


O ambulatório é totalmente coordenado e conduzido por Médicos de Família e Comunidade e ainda é um laboratório de ensino prático para os residentes. “Os residentes atuam diariamente nesse ambulatório, em escala. Formarmos profissionais cada vez mais resolutivos, capazes de resolver até 90% das demandas da população”, destaca.


Para a coordenadora adjunta do curso de Medicina da UCPel, Aline Lisboa, a inserção de acadêmicos nos estágios da Medicina junto aos residentes de Medicina de Família e Comunidade é uma prática que resolve casos simples e amplia o acesso da população a intervenções de baixa complexidade, reduzindo a sobrecarga de unidades de maior porte, como o ambulatório. “Os pacientes podem realizar procedimentos perto de casa, evitando deslocamentos desnecessários, reduzindo o tempo de espera e aumentando a adesão ao cuidado, com o vínculo fortalecido da atenção primária à saúde”, afirma.


Redação: Lucia Ippolito

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?