/ Notícias / Medicina realiza atividade prática e movimenta Auditório da Fenadoce
Medicina realiza atividade prática e movimenta Auditório da Fenadoce
15.06.2012 | 16:08 | #medicina
Medicina realiza atividade prática e movimenta Auditório da Fenadoce
A atividade realizada na tarde de quinta-feira (14) por estudantes de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) movimentou o Auditório da Fenadoce. Oferecendo orientações sobre obesidade e doenças renais, as Ligas de Endocrinologia e Nefrologia atraíram a atenção dos visitantes da Feira, que aproveitaram para fazer um pequeno check-up.

Os estudantes das duas ligas acadêmicas se uniram para abranger o atendimento ao público da Fenadoce. Foi montada uma espécie de consultório onde os acadêmicos puderam praticar um pouco da profissão que escolheram. Além de dicas sobre saúde, foram oferecidas a jovens, adultos e idosos medição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – com pesagem e medidas corporais - e exame de urina com o diagnóstico instantâneo de possíveis problemas.

A Liga de Endocrinologia elaborou uma ficha de atendimento com dados pessoais e histórico clínico. Depois de completá-la, os pacientes realizaram o exame de urina e, de acordo com os resultados, foram orientados a o que fazer. Os estudantes da Liga de Endocrinologia pesaram os pacientes, verificaram suas medidas e, então, calcularam o IMC. Depois disso, deram orientações, dicas e um material informativo sobre obesidade e os cuidados que devem ser tomados com o peso.

Altidor Sarmiento, de 52 anos, é expositor na Fenadoce e foi atraído pela movimentação dos estudantes em frente ao Auditório. “Vi o pessoal chamando quem passava e resolvi entrar”. Já dentro, ele disse ter ficado surpreso com a mobilização dos futuros médicos e feliz com a iniciativa. “Esta ideia dos alunos é muito interessante, fundamental no sentido de prevenir as pessoas em relação a doenças e, ainda, uma forma de todos prestarmos atenção na importância de uma vida saudável”, afirmou.

Para Neuci Anita Gross, que também passou pelo atendimento na Feira, o desempenho dos estudantes foi satisfatório. “Eles têm jeito para a ‘coisa’”, afirmou, com bom humor. Depois de passar pelo exame de urina sem apresentar problema algum, Neuci, que tem 64 anos, disse que a iniciativa da UCPel foi uma oportunidade a quem, diferentemente dela, não passa por acompanhamento médico frequente. “Tem muita gente que tem problemas de saúde, como pressão alta ou complicações renais, e não sabe. Com essa atividade, estas pessoas podem despertar para isso”.

Além do benefício a quem passava pela Feira, os estudantes também ficaram muito satisfeitos com a atividade. “É mais uma forma de conciliarmos a teoria à prática, lidando com público e nossos instrumentos de trabalho”, afirmou a estudante Valene Teixeira.

Dando continuidade às atividades de saúde realizadas na Feira pelos estudantes da UCPel, nesta sexta-feira (15) será realizada a oficina “Mama Nenê”, com orientações sobre amamentação. A atividade será desempenhada pela Liga Acadêmica de Pediatria, composta também por estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).