/ Notícias / Medicina promove 1ª Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
Medicina promove 1ª Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
20.08.2012 | 15:11 | #medicina
Medicina promove 1ª Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
O Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sediará a 1ª Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas, que ocorre de 27 a 31 de agosto. O objetivo do evento é proporcionar aos acadêmicos e profissionais da área da saúde, por meio de palestras, conhecimento sobre urgências e emergências médicas, salientando, também, os serviços da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Médicas (LAUEM) e da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIGE) no Pronto Socorro de Pelotas (PSP).

A Jornada está sendo promovida pelos alunos do curso de Medicina, integrantes da LAUEM e da LACIGE, juntamente com a responsável pelo evento, preceptora da LAUEM, médica Mônica de Moura Mendes.

Presidente da LAUEM, o acadêmico do curso de Medicina Henrique Godinho comentou sua visão sobre a importância da Jornada. “Como acadêmico, vejo a Jornada como um evento que, por sua abordagem direta em assuntos de urgências e emergências médicas, com atualizações e visões de diversos médicos relacionados a esta área, proporcionará expansão e renovação dos conhecimentos já adquiridos na Universidade”, disse.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto, no Saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373), das 11h às 19h, ou na Biblioteca do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), (rua Marechal Deodoro, 1.123), das 12h às 13h30min. O investimento é de R$ 50,00.

Segunda-feira, 27 de agosto
18h30min - Inscrições no local e entrega de material;
19h – Abertura;
19h20min – Palestra Edema agudo de pulmão, com o cardiologista do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, médico Daniel Rios Ribeiro;
20h10min – Palestra Animais peçonhentos, com representante do Centro de Controle de Zoonoses da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ana Recuero;
20h50min - Coffee Break
21h10min – Palestra Trauma abdominal, com a coordenadora da Comissão de Residência Médica da Associação de Caridade (COREME/A.C) da Santa Casa de Rio Grande, médica Mara Regina Campelo.

Terça-feira, 28 de agosto
19h - Abertura
19h20min – Palestra Manejo AVC isquêmico, com chefe do Serviço de Neurocirurgia do HUSFP, médico Vinicius Guedes;
20h10min – Palestra Queimaduras e transplante de pele, com cirurgião plástico da Santa Casa de Porto Alegre e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), médico Tiago Falcão;
20h50min - Coffee Break
21h10min – Palestra Atendimento na sala de urgência, com médico da Residência em Medicina Interna do PSP, Achilles Genttilini Neto.

Quarta-feira, 29 de agosto
19h - Abertura
19h20min – Palestra ACLS, com instrutor de ACLS da American Heart Association, médico Samir Schneid;
20h10min – Palestra Coma na sala de Emergência, Coordenador da Associação Procura Órgãos, Newton Primo;
20h50min - Coffee Break;
21h10min – Palestra Cólica renal, conduta clínica, com professor associado e doutor em Nefrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), médico José Morales.

Quinta-feira, 30 de agosto
19h – Abertura;
19h20min – Palestra Urgências oculares, com oftalmologista, médico Rafael Loeff;
20h10min – Palestra Manejo da asma e DPOC na urgência, com pneumologista, médico do CTI/HUSFP e professor da UFPel e da UCPel, Ricardo Noal;
20h50min - Coffee Break;
21h10min – Palestra Gestação ectópica rota, com médica plantonista da Maternidade do Hospital Escola da UFPel (FAU), Ettiene Mattos.

Sexta-feira, 31 de agosto
19h - Abertura
19h20min – Palestra Avaliação por imagem – Abdome agudo, com radiologista do HUSFP, médico Otávio Gomes;
20h10min – Palestra IAM, com presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, médico Justo Antero Sayão Lobato Leivas;
20h50min - Coffee Break;
21h10min – Palestra Urgências proctológicas, com coloproctologista, médico Marcelo Britto;
21h50min – Encerramento.