/ Notícias / Medicina debate oncologia em Semana Acadêmica
Medicina debate oncologia em Semana Acadêmica
30.10.2012 | 10:49 | #medicina
Medicina debate oncologia em Semana Acadêmica
Considerado um grande problema de saúde nacional e mundial, o câncer é o tema principal da 13ª Semana Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento ocorre de 5 a 9 de novembro, no Auditório Dom Antônio Zattera.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, no ano de 2012 eram esperados 257.870 novos casos de câncer em homens e 260.640 em mulheres. De acordo com os estudantes do quinto ano de Medicina, organizadores do evento, nos últimos anos a oncologia tornou-se uma disciplina complexa e interessante, que conta com o auxílio de outras especialidades, como cirurgia, pediatria, patologia, radiologia e psiquiatria, e o apoio de outros profissionais de saúde. Devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas, cada tipo de câncer tem seu tratamento específico.

Conforme o grupo, a magnitude do sofrimento e da letalidade por câncer continua a ser enorme. Felizmente, tem havido progressos em diversas frentes. Algumas pesquisas identificaram causas de diversos tipos de câncer mecanismos básicos que levam à carcinogênese, fatores de risco naturais e ocupacionais, detecção precoce no tratamento para melhorar a sobrevida. No entanto, estima-se que 75% a 80% dos casos de câncer e de mortes por câncer nos Estados Unidos poderiam, em princípio, ser evitados, mesmo sem novos avanços no tratamento. “Isso tudo nos denota a grande importância em aprofundarmos nosso conhecimento nesse tema, abrangendo as mais diversas especialidades em conjunto, apresentando as grandes autoridades nacionais e internacionais que abordarão os mais novos avanços, a fim de especializarmos nosso tratamento e fazermos dele a excelência em saúde”, pontuou a presidente da Comissão Organizadora, Carina Schons.

Dentre os destaques da programação, está o PET CT, exame de imagem em oncologia, uma das novidades em termos de tecnologia. Haverá também explanações sobre câncer infantil e a presença do médico referência em câncer de fígado, Antônio Nocchi Kalil, e do gestor do Inca no Hospital Mãe de Deus, Felipe Zerwes.

Incluídas na proposta de inovação e dinamismo do evento estarão as apresentações de casos clínicos, que mostram toda a trajetória de uma doença e os procedimentos.

Inscrições
Interessados em participar da Semana Acadêmica da Medicina podem fazer sua inscrição na Biblioteca do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) das 11h às 18h ou no saguão do Campus I, das 13h às 17h. O investimento é de R$ 50,00.
Para os workshops, o investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

A inscrição de trabalhos científicos pode ser feita até o dia 31 de outubro, com o valor de R$ 15,00 por trabalho. As normas e ficha de inscrição da produção científica, que devem ser entregues junto com a inscrição presencial, podem ser acessadas no site do curso de Medicina, onde também está disponível a programação completa.