Os bixos e veteranos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizam trote solidário neste fim de semana. No sábado e no domingo, das 9h às 20h, eles arrecadarão alimentos nos supermercados Guanabara, Pois Pois e Nacional. Cerca de 75 alunos participarão da atividade.
O trote solidário é uma iniciativa do Núcleo Acadêmico SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), em parceria com as Associações de Turmas Médicas (ATMs) de oito universidades do estado, entre elas a Católica e a Federal de Pelotas (UFPel). Os produtos arrecadados beneficiarão entidades assistenciais que ajudam crianças, idosos e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco. Neste ano, as organizações escolhidas pelos calouros foram o Asilo São Vicente de Paula, o Abrigo Institucional Carinho e o Instituto São Benedito.
Além da coleta de produtos nos supermercados, o grupo da UCPel irá doar sangue e fazer cadastro de doadores de medula óssea no Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), em dias a definir.
Em 2010, nas suas duas edições, o trote solidário da Medicina coletou 32 toneladas de alimentos e artigos de higiene e limpeza. A arrecadação, considerada recorde, recheou os estoques de mais de 20 entidades assistenciais. Além disso, a ação também rendeu cerca de 200 bolsas de sangue.