Novas metodologias de aprendizado são, cada vez mais, estimuladas no curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Além de aulas de anatomia em 3D e simulação em manequins realísticos, um novo cenário acadêmico direcionado aos estudantes do segundo e terceiro ano foi inaugurado pelo Núcleo de Saúde Coletiva. É a UBS Simulada, uma estrutura que representa uma Unidade Básica de Saúde e seus ambientes.
Abrigado provisoriamente em uma sala de auditório nas dependências do Campus da Saúde, o espaço de treinamento de habilidades e competências conta com consultórios clínico, pediátrico e ginecológico, sala de recepção e sala de vacinas, além de equipamentos para um serviço de assistência médica e de ensino. As instalações foram adaptadas para proporcionar um ambiente seguro quanto às medidas de distanciamento controlado e os decretos vigentes.
Atualmente, a UBS Simulada conta com balança antropométrica adulto e pediátrica, macas, biombos, manequins (pediátricos e ginecológicos) e materiais de escritório. Outros equipamentos estão encomendados. Espera-se que, em 2022, o laboratório de simulação continue suas atividades já com as instalações próprias, incluindo uma sala de debriefing.
Debriefing é uma ferramenta que operacionaliza o aprendizado clínico por meio da experiência. “Esta sala será separada dos demais ambientes por paredes espelhadas, sendo também equipada com áudio e vídeo. Assim, os alunos que não estão presentes nas cenas simuladas podem assistir e ouvir, possibilitando que posteriormente todo o grupo participe das discussões relacionadas ao caso”, explica o professor e coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, Cayo Lopes.
O laboratório que simula o atendimento em UBS é considerado inovador. “Tem sido um método efetivo, por proporcionar um crescimento homogêneo e continuado entre as relações de ensino, lincando de forma mais concreta a teoria e a prática”, explica Lopes. A estrutura está sendo utilizada desde setembro do ano passado, conforme o retorno gradual das atividades práticas.
Os alunos se organizam para desempenhar atividades entre a UBS Simulada e as seis UBS distribuídas em bairros da cidade e gerenciadas pela UCPel, intercalando de cenário a cada semana. Doutorandos do quinto e sexto ano do curso também participam na realização das simulações, fazendo o papel de atores e contribuindo para o aprendizado e experiência de comunicação.
A coordenação do projeto é da professora Aline Lisboa, e a equipe técnica que organiza o funcionamento é compartilhada com os professores Cayo Lopes e Mônica Mendes, vinculados ao Núcleo de Saúde Coletiva.
Redação: Max Cirne