/ Notícias / Medicina da UCPel completa 60 anos
Medicina da UCPel completa 60 anos
14.12.2022 | 17:55 | #medicina
Medicina da UCPel completa 60 anos Projeto de ampliação do Campus Saúde

O curso de Medicina da Católica de Pelotas completa 60 anos nesta quinta-feira (15). Ao longo de seis décadas, foi responsável pela formação de mais de 4,3 mil médicos. A ousada ideia de Franklin Olivé Leite em criar o primeiro curso de Medicina da Zona Sul Rio Grande do Sul encontrou, no fundador da UCPel, Dom Antônio Zattera, o alicerce necessário para transformar o sonho em realidade. 

Para celebrar a data, uma cerimônia marcada para ocorrer às 9h30 no Campus Dr. Franklin Olivé Leite (Campus Saúde) abre as comemorações das bodas de diamante que prosseguirão ao longo de 2023. Dentre as atividades previstas para o próximo ano estão uma acolhida especial aos alunos da Medicina e uma rústica.    

De 1962 pra cá, a Medicina da UCPel tornou-se a maior escola médica do estado. No caminho alguns percalços ocorreram, mas o objetivo maior, conforme lembra o reitor, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, - de formar médicos tecnicamente capazes, de formação humana, preocupados com a questão social e com a população carente - nunca ficou em segundo plano. 

Para abrigar novo ciclo de 1080 alunos, número que será alcançado em 2023, prédios e novos espaços estão sendo construídos no Campus Saúde. Com investimentos de R$15 milhões oriundos de recursos próprios, a instituição deverá ampliar em 100% a área construída no local que também é destinada ao atendimento da população via Sistema Único de Saúde (SUS).  

Assim como na infraestrutura, os laboratórios do curso também receberam investimentos nos últimos anos. Com destaque a criação do Laboratório de Simulação Realística (Simlab), um dos mais modernos do país, que possui manequins de alta fidelidade e responsivos aos tratamentos ministrados. Destaque também para a mesa sectra, um grande tablet que auxilia a visualização de imagens diagnósticas para as ciências da saúde em 3D.  

Na cerimônia de celebração dos 60 anos do curso, detalhes de todas as obras serão apresentados. Ainda, haverá espaço para relembrar algumas das histórias vivenciadas por alunos e professores da graduação. Irão participar da celebração que abre a programação dos 60 anos da Medicina autoridades, ex-docentes, docentes, funcionários, egressos, alunos, imprensa e instituições parceiras da UCPel. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101   

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?