/ Notícias / Medicina da UCPel alerta para hipertensão
Medicina da UCPel alerta para hipertensão
16.05.2022 | 11:07 | #medicina
Medicina da UCPel alerta para hipertensão

Um em cada quatro adultos brasileiros é afetado por uma doença silenciosa: a hipertensão. O dado do Ministério da Saúde é um alerta que será intensificado no próximo sábado (21), durante a ação promovida pela Liga de Cardiologia da Medicina da UCPel (LAC). A ação ocorre na Praça Coronel Pedro Osório, das 9h às 17h.  

A proposta, explica o presidente da Liga, o estudante Giuseppe Gentilini, é rastrear pacientes afetados pela hipertensão, saber se têm acompanhamento médico e, se necessário, fazer o encaminhamento à Unidade Básica de Saúde (UBS). No local será realizado um breve exame físico cardiovascular e aferição da pressão arterial de forma gratuita. A programação ainda inclui o preenchimento de uma ficha cadastral do paciente. As informações devem ser utilizadas para um levantamento sobre a hipertensão entre os moradores de Pelotas. 

Além do levantamento de dados e dos exames, os alunos também irão repassar informações à população sobre como prevenir a doença que está relacionada com 60% dos infartos e 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Você pode conferir outras informações sobre a ação no perfil da Liga no Instagram. A iniciativa da LAC também quer destacar o dia 17 de maio - Dia Mundial da Hipertensão Arterial.

 

 

Redação: Alessandra Senna

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?