/ Notícias / Medicina celebra seis décadas com apresentação de novos investimentos
Medicina celebra seis décadas com apresentação de novos investimentos
15.12.2022 | 18:46 | #medicina
Medicina celebra seis décadas com apresentação de novos investimentos Descerramento placa homenagem dos 60 anos do curso - Foto: Leandro Lopes


A abertura das comemorações dos 60 anos do curso de Medicina da Católica de Pelotas (UCPel) reuniu autoridades, egressos das turmas iniciais e atuais da graduação, docentes e discentes. Voltada para relembrar o passado e projetar o futuro, a celebração resgatou momentos marcantes, assim como apresentou a nova estrutura do Campus Franklin Olivé Leite.

Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a cerimônia foi um momento ímpar, por reunir o primeiro coordenador do curso, Moacyr Jardim, com o atual, Cayo Lopes. “Iniciamos a transformação quando definimos que iríamos ensinar atendendo, modificando a vida de jovens acadêmicos e também dos nossos pacientes”, disse.

Sem esquecer a tradição e a vocação para um ensino humanizado, a nova fase do curso, voltada para a formação do médico do futuro, foi apresentada. Novos espaços tecnológicos, como o Hospital de Simulação Realística, estarão associados a uma estrutura física adequada, pensada para propiciar uma formação de profissionais com habilidade técnicas e comportamentais.

As obras dos novos prédios já alteram a paisagem do Campus, que ganhará acréscimo de 8 mil metros quadrados de área construída, com investimento de cerca de R$15 milhões de recursos próprios da UCPel. É considerado destaque da obra o prédio da Morfologia, com 1.800 metros quadrados divididos em três andares, vários laboratórios, salas de aula, além de um anfiteatro com 180 lugares. 

 

Resgate da memória

Conforme Bachettini, só é possível planejar o futuro observando o passado. O primeiro curso de Medicina de Pelotas foi uma aposta ousada de duas personalidades: Dom Antônio Zattera e do médico Franklin Olivé Leite. Em 15 de dezembro de 1962, o Conselho Universitário da UCPel aprovou a fundação do curso. 

Formando na primeira turma de 1968, o médico Tomaz Pizarro lembrou do anúncio de criação do curso feito por Dom Antônio na noite de natal, em que o bispo falava que a graduação seria um presente para Pelotas. “Isso mudou o cenário da região, pois antes só tínhamos duas faculdades de medicina no estado: em Porto Alegre e Santa Maria”, relembra.   

O primeiro professor do curso, Moacyr Jardim, lembrou dos percalços enfrentados nas primeiras aulas, como a dificuldade de conseguir um professor na área da morfologia. “Esses 60 anos passaram tão rapidamente que parece que foi ontem. Nós éramos uma equipe, não existia professor e aluno, éramos um grupo criado para fazer o curso de medicina”.  

O chanceler da UCPel e arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, relatou do orgulho de ser sucessor de Dom Antônio e continuar conduzindo a sua obra. “Dentre todos os homenageados nessa cerimônia, o professor Jardim representa vivamente todos que não estão aqui”.


Homenagem 

À frente da ampliação do curso de Medicina, atualmente considerada a maior escola médica do estado, o reitor da UCPel recebeu uma homenagem do corpo docente e administrativo da universidade. O chanceler da UCPel, Dom Jacinto, e os pró-reitores, Ezequiel Megiato e Magda Westermann, entregaram uma placa de agradecimento pela dedicação de Bachettini, que assumiu a reitoria da UCPel em janeiro de 2012 e liderou a reestruturação financeira da instituição.

O evento também ficará marcado pelo descerramento da placa que marca a ampliação do Campus Franklin Olivé Leite. Ela será fixada no primeiro semestre de 2023 no novo prédio que irá abrigar consultórios de quatro especialidades médicas. 

 

Redação Rita Wicth - MTB 14101 - Fotos: Leandro Lopes

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?