/ Notícias / Médica Francine Machado assume o Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do HUSFP
Médica Francine Machado assume o Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do HUSFP
03.05.2021 | 15:59 | #medicina #husfp
Médica Francine Machado assume o Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do HUSFP

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) conta com nova coordenação para o Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia: a médica Francine Zanette Machado. Durante a cerimônia de posse, também foi apresentada a médica Carla Marchionatti como responsável pela chefia da ala da maternidade, cargo recentemente criado devido à ampliação do número de leitos.

Francine é formada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui especialização em Ginecologia e Obstetrícia e tem mestrado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Também atua como docente do curso de Medicina da UCPel e integra o corpo clínico do HUSFP desde 2010. 

Com a nova posição no HU, passará a exercer a função de chefia de serviços, unidades assistenciais e capítulos da disciplina de gineco-obstetrícia. Ao assumir o novo compromisso, a médica especificou algumas das prioridades. “Iremos intensificar o processo assistencial integrando ensino, pesquisa e extensão, apoiar o processo estruturante do curso de Medicina e os desafios de ser a maior escola médica do estado. Queremos ainda aprimorar a referência oferecida pelo hospital na área materno-infantil para Pelotas e Região”, enfatizou.

A ampliação da assistência na maternidade, que aumentou de 10 para 30 o número de leitos, também tornou maiores as demandas a estes serviços nos últimos tempos. Assim, a gestão do hospital avaliou e decidiu pela implementação de uma chefia dedicada exclusivamente a esta divisão do núcleo. Motivada, a médica Carla Marchionatti relembra as condições pré-existentes do setor. "Anteriormente, nós costumávamos trabalhar sempre no limite, às vezes com paciente sem ter onde ficar”, pontuou. 

A assinatura do termo de posse foi realizada ao final do mês de abril, tornando vigente, desde então, o exercício da nova coordenação. Participaram da cerimônia de posse o diretor de assistência do HUSFP, Edevar Machado, e a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel, professora Moema Chatkin. 


Redação: Rafael Mirapalheta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?