/ Notícias / Matteo Chiarelli também visita o HUSFP
Matteo Chiarelli também visita o HUSFP
24.09.2012 | 14:57 | #institucional
Matteo Chiarelli também visita o HUSFP
Acompanhado de sua vice, Daniela Duarte, o candidato a prefeito Matteo Chiarelli esteve no Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) nesta segunda-feira (24), dando continuidade às visitas feitas pelos prefeituráveis desde a semana passada. Na ocasião, além das propostas para o Executivo Municipal, Chiarelli destacou as ações que devem ser efetuadas na área de saúde.

No hall da Endoscopia, o candidato falou sobre a geração de empregos em Pelotas. De acordo com ele, a região vive um ciclo econômico virtuoso, mas que o desenvolvimento ruma em direção a Rio Grande. “Pelotas tem que ser protagonista”, declarou.

Seu segundo tópico abordou a educação. O candidato, que é professor das Universidades Católica e Federal (UCPel e UFPel), afirmou que o segmento é seu compromisso. Chiarelli disse que pretende aumentar o número de vagas na Educação Infantil, já que, segundo ele, dez mil crianças estão fora das escolas. Fazer 14 educandários de Educação Infantil e contratar vagas em instituições privadas também fazem parte das propostas. Ao mesmo tempo, o candidato propõe o funcionamento delas durante o ano todo, indica o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o conceito 6 até 2017 e a valorização do professor com o pagamento do piso do magistério.

A descentralização também foi outro dos pontos abordados pelo candidato. “Ninguém governa sozinho. Queremos aproximar o povo”, disse.

Em relação à saúde, Chiarelli falou sobre a criação da figura do gerente em Unidades Básicas de Saúde para instituir maior controle de horários e funções, e a criação de Conselhos de Saúde locais, cada qual destinado a uma área da cidade. Estabelecer mecanismos para possibilitar a marcação de consultas por meio eletrônico e telefônico para acabar com filas e comércio de lugares também foram lembrados. O candidato falou também em ampliar a oferta de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais pelotenses e trabalhar para melhorar a remuneração dos serviços prestados. Ele apontou, ainda, estabelecer plano de carreira para valorizar o funcionário da área da saúde com melhor remuneração. “E, a partir daí, também cobrar o cumprimento das obrigações”, pontuou.

Após o discurso, o candidato cumprimentou os presentes e preferiu não fazer a visita às instalações do HUSFP, justificando que já conhecia a estrutura e a caminhada poderia causar transtorno aos pacientes.

A série de visitas dos prefeituráveis ao Hospital encerra nesta quarta-feira (26), quando estará presente o candidato Fernando Marroni.