/ Notícias / Maternidade do HUSFP é a maior da Metade Sul do Estado e destaque na assistência à mulher
08.03.2024 | 09:09 | #institucional #husfp

E são vários números que comprovam isso. Em apenas três meses do ano, os atendimentos às mulheres no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) já ultrapassam os registros de 2023. Só no Pronto Atendimento, os números chegam a 457 e na Ginecologia Ambulatorial a 579 por mês. A maternidade do HUSFP é a maior da Metade Sul do Estado e é referência em atendimento às gestantes de baixo e alto risco do Sistema Único de Saúde (SUS), saúde suplementar e privados.

Há quase 20 anos, em uma tarde fria do dia 18 de junho de 2005, a jornalista Gabriela Mazza precisou dessa assistência ao ser submetida a uma cesárea de urgência. Personagem de muitas reportagens, até hoje ela se orgulha de contar essa história de superação que, segundo ela, é uma tatuagem na alma da qual muito se orgulha. “Minha filha Sofia nasceu de 32 semanas. Nenhuma mãe está preparada para dar à luz e estar com seu filho horas depois em uma UTI. Durante os três meses que sucederam essa história, eu tive todo o acolhimento possível do HU. Acredito que a medicina teve seu papel fundamental, mas se não existisse a humanização hospitalar nossa experiência não seria a mesma”.

De acordo com o médico e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e chefe do Núcleo de Gineco Obstetrícia Marcelo Sclowitz, o HUSFP é referência também no ensino, já que  a Universidade  possui a maior escola médica do Estado. “Isso significa uma grande responsabilidade na assistência à saúde de uma região que compreende mais de 20 municípios e mais de um milhão de vidas, além, é claro, na formação de médicos que vão atuar distribuídos pelo Brasil e até em outros países”, explicou.

O Núcleo de Obstetrícia e Ginecologia tem décadas de atuação na assistência e no ensino, e dispõe de atendimento onde grande equipe de professores, preceptores, residentes e alunos participam. São prestados atendimentos às mulheres  de pré-natal de baixo e alto risco, assistência ao parto, urgências e emergências obstétricas e ginecológicas, ginecologia geral ambulatorial e cirúrgica, mastologia e várias outras subáreas da especialidade. “O Núcleo está sempre em busca de atualização e aperfeiçoamento de seus profissionais objetivando a excelência na assistência à saúde da mulher”, disse Sclowitz.

Além do núcleo, a estrutura de atendimento da UCPel compreende Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e atendimento hospitalar, não só no eixo materno infantil, mas, em diversas outras especialidades médicas. De acordo com Sclowitz, nestes locais são atendidos número muito expressivo de pacientes de toda região “Isso denota extrema importância e comprometimento da instituição com o ensino e atendimento da comunidade local e regional”,  concluiu.

Redação: Lisandra Reis