/ Notícias / Márcio Slaviero assume oficialmente a direção do HU
Márcio Slaviero assume oficialmente a direção do HU
15.07.2022 | 15:09 | #medicina #institucional #husfp
Márcio Slaviero assume oficialmente a direção do HU

Na manhã da última quinta-feira (14) Márcio Slaviero, novo diretor-geral do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Católica de Pelotas (HUSFP-UCPel), assumiu oficialmente a gestão do hospital. Em sua primeira fala como diretor, Márcio destacou a importância do trabalho em equipe e do quanto utilizar o que foi feito de positivo na administração anterior será importante para dar continuidade no objetivo de reposicionar o HU na rede de hospitais.

De acordo com o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, é importante destacar que o hospital tem em seu nome a UCPel e que ali são formados e transformados acadêmicos de diferentes áreas. E isso deve ser utilizado como horizonte, para as novas ações da universidade e do hospital. “A massa humana calorosa e qualificada de professores e alunos estarão atendendo a população mais carente, o que vai trazer bons frutos para Pelotas e região”, afirma o reitor.

Bachettini lembrou ainda que, mesmo jovem, Márcio tem experiência na área da saúde, dirigindo hospitais, sendo secretário de saúde e com ampla trajetória na área pública e na iniciativa privada, e vai colocar toda a sua experiência à disposição do São Francisco de Paula em seu dia a dia.

Tanto o reitor quando o novo diretor do hospital destacaram a importância de ampliar a presença da universidade no HU. “Somos um hospital universitário que tem  como um dos seus grandes objetivos fazer uma inclusão cada vez maior da  acadêmica dentro do ambiente hospitalar, trazendo cada vez mais a pesquisa para o ambiente da assistência”, falou Márcio. 

O diretor do HU também destacou o quanto a presença da academia dentro do hospital é importante, no estímulo à atualização constante dos profissionais do quadro, já que os alunos acabam questionando sobre os processos e trazendo um olhar atual sobre cada área. 


Desafios para o novo diretor

“Um grande sonho. Uma honra muito grande”. É assim que Márcio Slaviero resume o novo desafio que passa a assumir. De acordo com o novo diretor, a proposta apresentada pelo reitor e os pró-reitores é um projeto que lança o HU em um patamar especialmente no que tange à área da pesquisa. 

De largada Márcio antecipa que já deu início ao processo de conhecer a estrutura e as pessoas que formam o HU para ter um diagnóstico do hospital. “É necessário ter um diagnóstico financeiro, funcional existencial e acadêmico, principalmente em um hospital com as características do São Chico”, afirma. 

No campo acadêmico o novo diretor do HU sinalizou o quanto o hospital é um espaço de treinamento, que oportuniza experiência em todas as áreas da saúde, possibilitando que depois de formados os alunos se sintam seguros ao atuar. 

Na rota do novo gestor está a qualificação do HU como ferramenta para fazer da Católica de Pelotas não só a maior escola de medicina do RS, mas a melhor. “Queremos caminhar cada vez mais para buscar qualificação e sermos reconhecidos não só pelo maior número de formação, mas pela melhor formação pelo ponto de vista dos profissionais de saúde, principalmente do curso de medicina”, aponta. 


Ato simbólico

Em um ato simbólico, os ex-diretores do HU, o médico Edevar Rodrigues Machado Júnior e o administrador Maurício Karini receberam placas de agradecimento aos anos de dedicação ao hospital. 

Edevar conta com carinho que iniciou o seu ciclo no HU há 22 anos e foi, gradativamente, adotando o hospital como a sua segunda casa e é muito feliz em saber que, nos 64 anos do hospital, 11 deles esteve à frente da direção. “Termino o ciclo, mas não termina o meu afeto, a minha consideração e o meu carinho pela instituição que um dia me abrigou e um dia cativou o meu coração e vai ter o meu carinho e o meu amor para sempre” 

Emocionado, o médico falou do desejo de ficar na história da instituição e diz acreditar que conquistou esse espaço. Para ele, o ciclo fica na memória e no coração como uma das etapas mais felizes da sua vida profissional.

 

Redação: Lizandra Vilela

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?