/ Notícias / Maquetaria da Arquitetura da UCPel é ampliada
Maquetaria da Arquitetura da UCPel é ampliada
04.02.2022 | 12:23 | #arquitetura-e-urbanismo
Maquetaria da Arquitetura da UCPel é ampliada

Um importante espaço de aprendizagem e troca de experiências do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas será ampliado. A reforma da Maquetaria, com previsão de início ainda neste mês, irá requalificar o local, que também ganhará um novo mobiliário para a prática acadêmica.

O projeto de ampliação e reestruturação da Maquetaria foi desenvolvido pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura(EMEA) da UCPel, com a participação do técnico-administrativo e arquiteto, Gustavo Xavier, e de professores do curso. A proposta prevê a inclusão de uma sala de aula ao espaço atual da Maquetaria, que passará a ter 116 metros quadrados. De acordo com a arquiteta  do EMEA, Luciane Cardoso, a adequação do espaço foi planejada para atender as diferentes atividades ali desenvolvidas de modo a favorecer e estimular as experiências e habilidades dos alunos. “O layout do espaço foi distribuído de modo a criar ambientes diversos como área para trabalhos coletivos e individuais, área para exposições de trabalhos e também espaço para estudos e orientações”, explica Luciane.

Tecnologia

Com a reforma, a Maquetaria estará pronta para receber também os equipamentos que a Católica possui em  comodato com a Rede de Laboratórios da UFPel(RedeLab) - uma impressora 3D e uma cortadora a laser. Os equipamentos foram utilizados pelo projeto de extensão “Fabricação Digital e Prototipagem Rápida” para a confecção de faces shields - equipamentos de proteção contra o coronavírus. Também há previsão da inclusão de notebooks e computadores na Maquetaria requalificada.

Ambiente integrador e projetado

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, professora Laura Gomes Zambrano, destaca que a Maquetaria é um o espaço integrador, usado para as aulas do 1° semestre, mas também para orientação dos professores e até trocas de experiências entre os discentes. Na Maquetaria os novatos podem acompanhar o desenvolvimento de projetos mais avançados, ou seja, de alunos em final de curso, o que agrega na formação de todos. “Como o nosso curso ensina a qualidade dos projetos, com a requalificação a Maquetaria será um exemplo do que se trabalha na formação dos futuros profissionais e eles poderão desfrutar desse espaço de qualidade”, conclui Zambrano.

Redação: Alessandra Senna