/ Notícias / Mal de Alzheimer é tema de discussão no CETRES
Mal de Alzheimer é tema de discussão no CETRES
27.08.2012 | 15:37 | #institucional
Mal de Alzheimer é tema de discussão no CETRES
O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) realizou na quinta-feira (23) uma atividade com o Grupo de Apoio a Cuidadores e Familiares de Portadores da Doença de Alzheimer.

A atividade coordenada pela assistente social Else Elizabeth Madruga teve por objetivo oferecer um espaço para que os cuidadores de portadores da doença pudessem expressar seus sentimentos, problemas e experiências semelhantes.

A ideia de criar o grupo de apoio se deu a partir do momento em que o histórico do Mal de Alzheimer aumentou entre os usuários do CETRES. Segundo a coordenadora do Centro, Sulanita Arruda, é necessário cuidar, também, da saúde dos cuidadores, para que, assim, possa haver uma melhora no tratamento dos pacientes. “Essa é uma doença sem cura e progressiva. Torna-se fundamental a compreensão e o equilíbrio psicológico de quem cuida”, destacou.

A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, uma doença irreversível e degenerativa do cérebro que afeta a memória, o pensamento, o comportamento e a emoção, causando confusão e diminuição da capacidade cognitiva.

Else Elizabeth afirmou que os desabafos e as discussões propostas nas duas horas do encontro geram um maior entendimento quanto à doença, melhorando, por conseguinte, o cuidado. “Agir com calma e paciência são as melhores ações a tomar para se estabelecer uma boa comunicação com o idoso. Nossos encontros dão suporte aos cuidadores, auxiliando-os sobre como agir cotidianamente”.

Dirce Medeiros passou a fazer trabalho voluntário em uma casa geriátrica após adquirir conhecimentos no grupo. Segundo relatou, Dirce conheceu os efeitos do Mal de Alzheimer apenas ao experienciar de perto o caso de um familiar. Assim, o grupo de apoio teve papel definidor para seu comportamento diante da proximidade com a doença.

O Grupo de Apoio está com as inscrições abertas, é gratuito, mas tem vagas limitadas. As reuniões ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, na sede do CETRES (avenida Domingos de Almeida, 3.150 - 1º Andar). Mais informações pelo telefone (53) 3228.2437.

Aprofundando o Tema
No próximo dia 31 de agosto, às 14h30min, o CETRES realiza o evento Conversando sobre a Doença de Alzheimer: Desafios para a família e/ou cuidador familiar. A atividade integra o Ciclo de Palestras “Conversando com a Terceira Idade” e contará com a participação da professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e coordenadora do Grupo de Ajuda Mútua (GAM) para Familiares Cuidadores de Idosos com Doença de Alzheimer, Marlene Teda Pelzer.