/ Notícias / Mais de 300 pessoas se reúnem na 4ª Jornada da LACM/UCPel
Mais de 300 pessoas se reúnem na 4ª Jornada da LACM/UCPel
14.08.2012 | 18:22 | #medicina
Mais de 300 pessoas se reúnem na 4ª Jornada da LACM/UCPel
O Auditório Dom Antônio Zattera recebeu, na noite desta segunda-feira (13), o público participante da 4ª Jornada da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Católica de Pelotas (LACM/ UCPel). O evento, que ocorre também neste dia 14, tem como principal tema a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Membros da comissão organizadora, os alunos Elisa Ortiz, do quinto ano do curso de Medicina, e Richard Brodt, do quarto, afirmam que a expectativa criada para a Jornada foi atingida, principalmente pelo volume de inscrições que registrou mais de 300 participações. “O diferencial desta edição é o foco na Medicina Intensiva”, disse Elisa. “Achamos conveniente tratar de assuntos que vemos na prática e são sempre muito polêmicos”. Os assuntos a que ela se refere vão de infecções e patologias frequentes no ambiente da UTI à clássica questão da doação de órgãos.

A abertura do evento foi feita pelo médico-chefe do Centro de Terapia Intensiva (CTI Geral) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Luciano Teixeira, que tratou do delicado tema Paciente terminal na UTI. “Quem trabalha em UTI tem nas suas mãos um poder imensurável de retardar a morte, o evento final de nossas vidas. Mas, não pode, de forma alguma, incutir sofrimento desnecessário no paciente ou em sua família. Não temos esse direito”, enfatizou. Na sequência, houve as palestras Doação de Órgãos, com o coordenador da Organização Procura Órgãos, chefe da UTI da Santa Casa de Rio Grande e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Newton Primo; e Sepse, com o médico intensivista e rotineiro do HUSFP e professor da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Márcio Osório Guerreiro.

Confira a programação para esta terça (14), o último dia de Jornada:
19h15min – Palestra Pneumonias Nosocomiais, com o médico pneumologista, médico do CTI/HUSFP e professor da UCPel e UFPel, Ricardo Bica Noal;
20h – Palestra Cetoacidose Diabética, com o médico intensivista pediátrico, plantonista da UTI Pediátrica do Hospital da Criança em Porto Alegre e professor de Pediatria da UCPel, Michel Georges dos Santos El Halal;
20h45min – Coffee Break
21h15min – Palestra Hemorragia Subaracnóidea, com o neurologista Othello Moreira Fabião Neto;
22h – Encerramento.