/ Notícias / Mais conforto e comodidade aos pacientes
Mais conforto e comodidade aos pacientes
06.08.2021 | 14:36 | #husfp
Mais conforto e comodidade aos pacientes

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) inaugurou nesta semana a nova unidade Nossa Senhora de Fátima. Um espaço voltado a convênios e particulares, que irá auxiliar principalmente na sustentabilidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que alcançam cerca de 80% do oferecido no Hospital. 

O grande diferencial da ala é a hotelaria, que se assemelha mais a de um hotel do que de uma casa de saúde. O atendimento segue sendo o mesmo padrão que faz do HU referência no atendimento a mais de 20 municípios da Zona Sul.

Em decorrência da pandemia, a solenidade de inauguração foi restrita. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, participaram do ato ao lado dos diretores de Assistência do HU, Edevar Machado Júnior e Administrativo Maurício Karini. 


Para equalizar as contas

Durante a cerimônia, Bachettini lembrou que os 18 quartos da nova estrutura não irão diminuir o número de leitos do SUS. “Mesmo que a gente não tenha o maior hospital da região, nós somos o maior em atendimento pelo Sistema Único de Saúde”. O reitor também fez uma analogia comparar a nova ala com um personagem mítico inglês: “Essa é uma ala Robin Hood porque ela vai pegar dinheiro de um lugar para financiar a saúde pública, para financiar o SUS”. 

Conforme Bachettini, o HU teve um prejuízo de R$10 milhões no ano que se passou em decorrência da pandemia. E esse prejuízo foi bancado pela Universidade Católica de Pelotas, que também tem enfrentado suas dificuldades em razão da Covid-19.

“A área privada faz parte da construção de um todo. Ela contribui indiretamente para que a gente tenha uma saúde financeira para o hospital, nos dê minimamente uma sustentabilidade e de certa forma isso nos auxilia a fazer a nossa obra social e atender o sistema único de saúde”, ratificou o diretor de Assistência do HU, Edevar Machado Júnior. 


Expectativa de reforço financeiro

A prefeita Paula Mascarenhas aproveitou a ocasião para agradecer a parceria com a casa de saúde, em especial nesses últimos 18 meses, em que, segundo ela, os laços ficaram ainda mais restritos. Ao justificar sua presença em uma inauguração de uma unidade particular, reforçou a importância do espaço como alternativa de sustentação aos demais séricos. 

Na sequência, destacou seu otimismo em relação ao anúncio feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nos últimos dias, que prevê uma revisão geral nos incentivos estaduais. Segundo ela, Pelotas deve ser uma das contempladas. “Havia uma injustiça, havia muito pouca transparência na distribuição dos recursos públicos estaduais. Parece que a justiça vai ser feita, as coisas recolocadas nos seus lugares e certamente o HU vai ser contemplado porque é um hospital que presta serviços SUS de excelência como já foi dito”. 


A nova ala

O espaço conta com capacidade de até 32 leitos e traz um conceito diferente de acolhimento aos pacientes, proporcionando uma experiência mais próxima de um hotel. O local tem 18 quartos privativos e semi-privativos.

A hotelaria tem uma estrutura de alto padrão. O serviço de quarto está disponível todos os dias da semana, oferece dieta personalizada, assistência médica 24h por dia, além de Wi-fi liberado e Smart TV com streaming. 

O serviço também dispõe de estacionamento gratuito para os quartos privativos e de profissional mensageiro para auxiliar nas demandas do paciente. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8300.


Redação: Débora Borba

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?