/ Notícias / Mães e enfermeiros unem-se em comemoração
Mães e enfermeiros unem-se em comemoração
11.05.2012 | 12:06 | #enfermagem
Mães e enfermeiros unem-se em comemoração
Duas celebrações sem aparente relação unidas por um fim de semana. Sem um olhar crítico, fica difícil enxergar como o Dia do Mundial Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e o Dia das Mães, este ano no dia 13, se completam. Mas, a relação tem muito mais importância à saúde do que revela uma coincidência arbitrária das datas comemorativas. No Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), o projeto “Promoção de Aleitamento Materno: uma ação global” há um ano e meio une mães e enfermeiros no incentivo à amamentação e garantia de saúde do bebê.

O trabalho, coordenado pela professora do curso de Enfermagem da UCPel Estela de Oliveira, busca incentivar a prática do aleitamento nas mães internadas no Hospital. Para isso, conta com duas bolsistas e uma nutricionista, que explicam a importância dessa prática, além de oferecer orientações específicas, como a posição correta do bebê e o cuidado das mamas, na promoção da melhor amamentação possível. O acompanhamento é diário, por todo o período em que essa nova família se encontra em internação. Com isso, aumenta-se o vínculo entre mãe e filho, e diminuem-se os riscos de infecções e alergias, tornando o bebê muito mais saudável.

Mensalmente são atendidas, em média, 200 gestantes por mês. “Fazendo esse atendimento a gente ajuda a melhorar a saúde no Brasil. Estamos fazendo a nossa parte”, comenta Estela. O Ministério da Saúde orienta que as crianças devem receber aleitamento materno exclusivo, pelo menos, até os seis meses de idade. E o Hospital Universitário, credenciado como Hospital Amigo da Criança e, portanto, referência em amamentação no município, tenta seguir essa orientação à risca. Incentiva o contato pele a pele e mantém um controle rígido do uso de fórmula, ou seja, do leite coletado de outras mães.

Parto humanizado
Uma das maneiras de estimular a produção de leite é incentivar o parto normal e o contato direto entre a mãe e o bebê. A bolsista Larissa Matheus, estudante do 7° semestre do curso de Enfermagem, conta que o projeto de estimulo ao aleitamento hoje está se expandindo, dando origem também a um futuro projeto de extensão relativo ao Parto Humanizado. A intenção é que o acompanhamento seja feito desde o momento de dar a luz, acelerando o processo e diminuindo as dores, ao pós-parto. Nesse processo, incentiva-se o primeiro contato direto entre mãe e bebê por aproximadamente uma hora após o parto. Ao longo da internação, também se dão orientações individuais e ações educativas conjuntas com outras mães. O acompanhamento final, após a alta, vem através da Casa da Gestante.

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, Larissa propõe outra extensão além do Hospital: para as Unidades Básicas de Saúde vinculadas à Universidade. O objetivo é que a assistência às mães seja oferecida também nesses postos de saúde, através da capacitação dos profissionais. Fora isso, o Projeto Banco de Leite, mais uma iniciativa voltada às questões da amamentação, pretende criar um posto de coleta local para recolhimento e armazenamento desse material, de maneira a montar um suprimento de auxílio para as mães que não podem dar leite do próprio peito a seus bebês.

Dia do enfermeiro
Essa importante profissão, que auxilia pacientes em diferentes situações, receberá uma semana dedicada no HUSFP. Os três dias de atividades marcam também o Dia de Nacional de Combate à Infecção Hospitalar, no dia 15, e o Dia do Técnico de Enfermagem, no dia 20. Na segunda-feira (14), haverá palestras durante manhã e tarde, e terça e quarta-feira, o evento fica limitado à noite. A temática? Humanização e cuidados com os pacientes, também desenvolvida através de dinâmicas a serem realizadas entre os profissionais de Enfermagem do Hospital, de maneira a valorizar a importância do trabalho em equipe.