/ Notícias / Luta contra as drogas é tema de evento na UCPel
Luta contra as drogas é tema de evento na UCPel
16.08.2012 | 17:56 | #filosofia
Luta contra as drogas é tema de evento na UCPel
Um Auditório Dom Antônio Zattera lotado presenciou, na noite de quarta-feira (15), o evento promovido pela Capelania da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com os Institutos Superiores de Teologia, Filosofia e Cultura Religiosa. Com o tema Vida para além da droga, o painel discutiu a problemática da dependência de drogas e contou com o depoimento do doutor em Psicologia, professor Alfredo Cardoso Lhullier; o responsável técnico da Comunidade Terapêutica Renascer, psicólogo Ricardo Valente; o agente da instituição, Leonardo Barreiro; e os coordenadores de internação da Casa do Amor Exigente (CAEx), Cristiano Goia e Jorge Espinosa.

De acordo com o capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, o evento foi pensado com o objetivo de informar positivamente o valor da vida. “Tudo o que fere a vida a prejudica, e as drogas são um exemplo muito claro disso. É algo muito sedutor, mas que faz muito mal”, afirmou, ao citar que o combate ao tráfico de entorpecentes fica ainda mais dificultado pelo fato de que a prática está no topo em termos de movimentação da economia. “São muitos interesses econômicos em jogo”.

Coordenador terapêutico na CAEx, Goia destacou o problema que a dependência química gera nas famílias e, também, falou sobre a importância da união entre as ações médicas, psíquicas e das comunidades terapêuticas no esforço de combater a drogadição. Tanto ele quanto Espinosa estão há seis anos na CAEx. Ambos entraram na instituição como dependentes químicos e comemoram a total recuperação. “Assim como fomos ajudados, hoje, ajudamos os outros”, disse.

Atualmente, a comunidade atende 38 pessoas. Segundo Espinosa, todas elas são unânimes em informar que a porta de entrada para o vício em drogas foi a mais comum delas, considerada lícita, inclusive – o álcool. “Lido com as famílias diretamente quando o dependente entra na CAEx e muitos demonstram até drama de consciência por ter influenciado a iniciação ao vício. Creio que o ponto-chave de tudo isso é lembrar às famílias que elas precisam estar construídas sobre a Rocha para serem um bom exemplo”, disse, ao fazer uma alegoria com o alicerce firmado em Jesus Cristo, citado na Bíblia Sagrada.

O painel Vida para além da droga insere-se no contexto do projeto antitabagismo UCPel Mais Saudável e da Campanha da Fraternidade 2012, cujo lema é Que a saúde se difunda sobre a terra.