/ Notícias / LQA/UCPel monitora águas da pré-implantação do novo complexo eólico do RS
LQA/UCPel monitora águas da pré-implantação do novo complexo eólico do RS
25.11.2014 | 11:31 | #institucional
LQA/UCPel monitora águas da pré-implantação do novo complexo eólico do RS
O Laboratório de Química Ambiental da Universidade Católica de Pelotas (LQA/UCPel) é uma das entidades responsáveis pela análise das águas durante a implantação do novo parque eólico do Estado, localizado nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí. O LQA é um dos únicos da região a prestar esse tipo de serviço e atende, atualmente, mais de 300 empresas.

Mensalmente, o Laboratório é responsável pela realização de análises físico-químicas e microbiológicas das águas retiradas de poços de monitoramento do parque. O LQA presta este serviço para a empresa Maia Meio Ambiente, de Osório, que é a responsável pela emissão de relatórios ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Os laudos emitidos pelo Laboratório da UCPel têm o objetivo de informar a concentração de vários parâmetros passíveis de contaminação de acordo com a legislação ambiental, conforme explica a laboratorista do LQA, Rosimeri Corrêa de Souza. Parâmetros como análise microbiológica de coliformes termotolerantes - que identifica a concentração de bactérias como a Escherichia Coli, principal indicadora de contaminação de origem exclusivamente fecal - são analisados.

O LQA foi criado no ano de 2006 e é referência em análises físico-químicas e microbiológicas em águas e efluentes, atendendo empresas de Pelotas e região. Desde 2009, possui certificação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), sendo parceiro de Instituições como o Ministério Público e de empresas como Cosulati, Vonpar, Extremo Sul, Lifemed, Liquigás, Shopping Pelotas, Romeu Consultoria Ambiental, Savarsul, Conservas Minuano, Locapano Industrial, DSD Engenharia, entre outras.

O horário de atendimento do Laboratório de Química Ambiental da UCPel é das 8h às 12h e das 14h às 18h. O LQA está localizado na sala 201 C, no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lqa@ucpel.edu.br ou pelo telefone (53) 2128-8017.