/ Notícias / Lojistas de Camaquã vêm conhecer curso de Moda
Lojistas de Camaquã vêm conhecer curso de Moda
02.04.2008 | 00:00
Lojistas de Camaquã vêm conhecer curso de Moda

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic), Edson Lessa, e uma comitiva de 20 empresários do setor de calçados e vestuário visitarão, hoje (02), o curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel. Na comitiva, estará presente também o vice-presidente do Sindicato das Lojas daquele município (Sindilojas), Marcos Farias, outra organização comercial de peso.

A visita é a segunda etapa de entendimentos entre Lessa e a coordenadora do curso, Ligia Osório. A parceria tem por objetivo incrementar a economia de Camaquã, um pólo comercial composto por 11 municípios. “O setor lojista local vai bem, mas estamos sempre abertos a soluções que contribuam para fortalecê-lo e expandi-lo ainda mais”, disse Lessa. “Procurados pela professora Ligia, ficamos interessados em conhecer as tecnologias do curso de Moda que possam propiciar novos avanços na qualificação e na profissionalização do empresariado”, acrescentou Lessa.

Na visita que farão ao curso, na tarde de hoje, os empresários camaqüenses conhecerão as instalações, as áreas de atuação, os trabalhos desenvolvidos. Receberão também informações sobre as várias possibilidades de cooperação do curso. “Esse contato pessoal é importante, para que possamos atendê-los com conhecimentos realmente úteis nas áreas que desejam. Estamos aptos a colaborar em vários pontos, no vitrinismo, no caimento de roupa, na formação de ‘looks’, na combinação de figurinos, dentre outros”,explica Ligia.

Segundo a coordenadora, embora o curso de Moda da UCPel esteja apenas no terceiro semestre de existência, encontra-se apto a cooperar, em regime de parceria, com o setor lojista de Pelotas e da região.

Professores e alunos estão sintonizados com as produções e as tendências de moda em todos os pólos importantes do mundo no setor, de Nova Iorque a Milão. “Pela internet, nós nos apropriamos também de informações sobre o mercado brasileiro”, diz Ligia.

Pólo de vestuário
Com a criação do curso de Moda, a UCPel planeja contribuir para o desenvolvimento econômico regional. “Um real pólo econômico nesta área precisa de renovação e de avanços tecnológicos, possibilidades que a universidade pretende propiciar a Pelotas e região, sobretudo aos micro e aos pequenos empresários, que têm maior dificuldade de acesso à informação”, diz Ligia. É o caso, por exemplo, da Grife pelotense Cirsol, criada pela ONG Ciranda Solidária, no bairro Jardim Europa, que está firmando parceria com o curso de Moda da UCPel, para melhorar seu desempenho.

Nevanir Carvalho, diretora da Cirsol e da Ciranda, conta que ela e quatro amigas costureiras vêm enfrentando dificuldades para fazer a confecção deslanchar. Os equipamentos para montar o negócio foram conseguidos do governo federal, por meio do Programa Economia Solidária – máquinas de costura, computador, móveis. “Foi uma conquista importante; porém, nos faltava acesso a informações práticas de
confecção e tendências de moda, o que decidimos buscar na UCPel”, uma parceria, para nós, de valor incalculável”, finaliza Nevanir.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?