Na tarde da última sexta-feira (12), os amantes da literatura puderam conferir, no Espaço de Convivência do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), uma sessão de autógrafos de cinco livros. “Redução da Maioridade Penal: Análise da Proposta pelos Conselheiros de Pelotas”, de Vagner Silva da Cunha; “Vida de Médico, Vida Minha”, de Giovanni Baruffa; “O Papel do Direito Agrário: A Modernização da Agricultura”, de autoria de Alberto Ballarin Marcial e tradução de Alencar Mello Proença, “Nas Trilhas de João e Maria”, escrito por Oriana Holsbach Hadler, e “Pluralismo Jurídico: Os Novos Caminhos da Contemporaneidade”, organizado por Antonio Carlos Wolkmer, Francisco Veras Neto e Ivone Lixa, foram as publicações apresentadas ao público.
Durante a solenidade o diretor da Editora da Universidade (Educat), Osmar Martins, comentou, emocionado, que a atividade foi a realização de um sonho pessoal. “Esse momento é muito especial, um sonho que a Educat e eu perseguimos constantemente e hoje está acontecendo”, disse, ao referir-se à importância da representatividade do livro tanto para os editores quanto para os autores.
Após a cerimônia de abertura, autores e organizadores fizeram uma breve explanação sobre o livro, contando sobre o processo de produção das obras, os desafios encontrados e as realizações pessoais vivenciadas.
O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença comentou como foi o processo de tradução e de contato com o autor espanhol. “Uma obra traduzida de um importante autor de direito agrário da Europa, no qual tenho como uma referência em minha vida, não poderia me dar mais prazer em realizá-la. Tenho dois motivos de orgulho deste trabalho. Primeiro, por traduzir a obra de um guru do direito agrário, e, segundo, pela semelhança encontrada entre a agricultura na Espanha e no Brasil”, disse.
Após a sessão de autógrafos ocorreu um coquetel para o público.