/ Notícias / Livros de Norma Corrêa Meyer Sant'Anna são doados à UCPel
Livros de Norma Corrêa Meyer Sant'Anna são doados à UCPel
23.04.2013 | 10:38 | #institucional
Livros de Norma Corrêa Meyer Sant'Anna são doados à UCPel
O prédio da Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), a visita de Beatriz Corrêa Meyer Sant'Anna, e sua filha, Ana Cláudia Sant'Anna. Ambas vieram à cidade de Pelotas para concretizar um gesto nobre: a doação de acervo com mais de mil livros, que pertenciam à professora Norma Corrêa Meyer Sant'Anna, à UCPel. Na infância, a professora viveu no prédio que hoje abriga a Reitoria, e, segundo sua filha, Beatriz, a Católica será o melhor local para o acervo.

Com o gesto, Beatriz deseja que os livros continuem o trabalho de sua mãe em Pelotas. Norma formou-se em Letras Anglo-Germânicas no Rio de Janeiro. Era estudiosa das áreas de literatura, teoria literária e inglês. Uma de suas teses tinha enfoque no romance policial americano e, em seu acervo, estão inúmeros exemplares de Agatha Christie e Edgar Allan Poe. Foi professora de inglês e francês durante muitos anos e morava em Brasília desde o início da construção da cidade.

Participou da cerimônia o jornalista e radialista do Programa 13 Horas, da Rádio Universidade (RU), Clayton Rocha, que aproveitou sua fala para destacar que o prédio que abriga a Reitoria da UCPel também foi marcante na vida da irmã mais velha de Norma, a jurista Gilda Russomano, casada com o também jurista Mozart Russomano. “São raros os gestos de grandeza como de Beatriz, principalmente porque são carregados de emoção, o que fortalece muito mais o ato”, justificou.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, agradeceu a doação, que, segundo ele, beneficia Pelotas e toda a comunidade da região Sul. “Recebemos com carinho a doação desses livros que carregam muitas histórias. A casa onde a professora brincou agora recebe sua biblioteca, gesto importante para a comunidade da UCPel”, avaliou.

Para Beatriz, a doação fecha um ciclo importante da história de sua mãe, que passou a infância e estudou em Pelotas. Também participou da entrega dos livros o coral do Colégio Municipal Pelotense, que esteve presente em homenagem à professora, que destinava grande admiração pelo Educandário.