/ Notícias / Livro sobre os 55 anos do HUSFP será lançado nesta quarta-feira (28)
Livro sobre os 55 anos do HUSFP será lançado nesta quarta-feira (28)
27.08.2013 | 18:53 | #institucional
Livro sobre os 55 anos do HUSFP será lançado nesta quarta-feira (28)
Para comemorar mais de meio século de atividades do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) estará sendo lançado, nesta quarta-feira (28), o livro Hospital Universitário São Francisco de Paula - 55 anos, de autoria de Nair Solange Pereira Ferreira. A solenidade está marcada para as 16h, no Auditório do Centro Acadêmico do HU.

Fazendo um resgate histórico do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a literatura busca narrar o cenário, a estrutura e os serviços que compõem o ambiente desta Instituição. Há dez anos, uma outra obra - Hospital Universitário São Francisco de Paula e sua Importância para a Região Sul – já havia contribuído neste mesmo sentido.

A nova proposta literária atualiza a iniciativa anterior, destacando o depoimento de médicos e colaboradores – em atividade ou não – cujos papéis foram – e são – fundamentais para o reconhecimento da Instituição na atualidade, considerado um dos mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul.

Fundada em 12 de junho de 1958, a antiga Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A passou para o controle da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1976, por iniciativa do bispo da Diocese e então reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera.

Chamado, à época, de Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas, a entidade passou a assumir caráter filantrópico. A atual nomenclatura do HUSFP foi oficializada em 1996, com a intenção de reforçar a identidade da Instituição, cujos vínculos com a comunidade se estreitam a cada dia.