/ Notícias / Livro sobre espaços públicos de Pelotas busca financiamento coletivo
Livro sobre espaços públicos de Pelotas busca financiamento coletivo
03.07.2024 | 17:20 | #arquitetura-e-urbanismo
Livro sobre espaços públicos de Pelotas busca financiamento coletivo

Com desenhos e histórias, o livro “Espaços Públicos de Pelotas” torna o estudo da cidade do doce e suas construções históricas uma tarefa divertida. Os capítulos do exemplar são divididos por categorias, todas elas sendo espaços públicos de Pelotas: praças, parques, avenidas, largos, calçadões e orlas. Os desenhos e textos foram desenvolvidos pelos estudantes de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob a orientação da professora Fernanda Tomiello. Os discentes selecionaram os locais de maneira espontânea, seguindo a instrução de retratar diferentes tipos de locais abertos.

Agora, para viabilizar a edição impressa do livro, Fernanda, e os demais colaboradores do grupo, lançaram um financiamento coletivo - que pode ser acessado através do link: https://benfeitoria.com/projeto/espacospublicosdepelotas. O objetivo é arrecadar R$15 mil para a concretização do projeto.

Segundo a professora, o livro foi concebido como um instrumento de educação para o patrimônio, feito intencionalmente com uma linguagem muito simples e pensado para a comunidade em geral. Por isso, o financiamento coletivo também tem o intuito de fazer com que o livro chegue às pessoas, especialmente através das bibliotecas e escolas públicas. “A versão digital acaba sendo sempre mais limitada, menos pessoas, outro público que acessa o repositório, faz download, olha no computador, no celular. Então a gente acredita que essa edição física vai chegar a mais pessoas,  pessoas diferentes e com um potencial maior, até pela possibilidade de fazer mais desenhos no livro, que é algo que sempre fica um pouco limitado na versão digital”, disse Fernanda.

Redação Pedro Vargas