/ Notícias / Livro com traduções de São Tomas de Aquino será lançado na UCPel
Livro com traduções de São Tomas de Aquino será lançado na UCPel
08.09.2016 | 11:08 | #filosofia
Livro com traduções de São Tomas de Aquino será lançado na UCPel
O professor emérito de História da Filosofia Medieval da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Padre Aldo S. Lorenzoni, lança no dia 14 deste mês a obra "O Ser e a Essência", com traduções de textos de São Tomas de Aquino. O coquetel de lançamento ocorrerá às 18h30min, na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373).

Publicada pela Editora Educat, da UCPel, a obra preenche uma lacuna no mercado, em especial para os estudantes de Filosofia, já que não é comum encontrar no Brasil textos de São Tomas de Aquino traduzidos. O livro é bilíngue (latim e português) e didático, com notas de rodapé que explicam e contextualizam o conteúdo. Conforme o autor, os alunos têm carência desse tipo de material para uso em sala de aula e o texto servirá para os seminários de autores da Filosofia Escolástica.

Conforme o coordenador do curso de Filosofia da UCPel, Enir Cigognini, que assina a orelha do livro, traduzir a obra de um autor medieval é um grande desafio, seja pela distância cronológica ou pela ausência, em geral, de formação na língua latina. Segundo ele, além das questões técnicas, é ainda mais desafiador conjugar um tradutor de qualidade que domine igualmente o pensamento do autor em questão. "O livro traz a marca de um grande conhecedor do latim e do pensamento tomista, o que qualifica o trabalho", pontua, ao destacar que o autor estuda Tomás de Aquino desde a juventude. "Sua minuciosa tradução do texto latino é indispensável ao estudo da Metafísica e da Ontologia Medieval, especialmente ao estudo da Filosofia Tomista", defende Cigognini.

Segundo a editora da Educat, Ana Cardoso, "O Ser e a Essência" terá uma tiragem inicial de 300 exemplares. A obra estará à venda na Vanguarda Técnicos, por R$ 25.

Sobre o autor

Padre Aldo S. Lorenzoni estudou na Universidade Gregoriana de Roma, onde fez graduação em Filosofia com a tese ”O conceito e o alcance da perfeição nas criaturas, nas obras de Santo Tomás de Aquino”, em 1959. Cursou também licenciatura em Teologia pela mesma universidade e tem pós-graduação em Sociologia pela De Paul University, de Chicago, nos Estados Unidos.