O projeto de extensão Pela Cultura dos Direitos: Debatendo Cidadania, Políticas Sociais e Direitos Humanos com Pessoas em Situação de Rua participa, no dia 19 deste mês, de live do Quartas da Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A transmissão ocorre às 18h no canal da UCPel no Youtube.
Iniciado no primeiro semestre deste ano, o projeto de extensão surgiu a partir do Grupo de Antropologia e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (GANDH/PGGPSDH), que durante alguns meses de 2019 realizou entrevistas com usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop), localizado em Pelotas.
“Com essa aproximação, sentimos a necessidade de contribuir para além da pesquisa, para além da busca de dados e compreensão desses fenômenos. Elaboramos, a partir da extensão, um projeto que pudesse contribuir com o debate e a promoção dos direitos dessa população”, explica o coordenador do projeto e professor do PPGPSDH, Tiago Lemões.
A proposta inicial pretendia levar conhecimento para dentro do Centro-Pop, promovendo discussões a fim de que os usuários compreendessem seus direitos. “Porém, no cenário da pandemia, não tivemos outra opção senão reformular o projeto. Inviabilizados de sentar e conversar com as pessoas, pensamos em alcançar os agentes que estão na linha de frente, lidando com essa população diariamente”, conta o professor.
Assim, o projeto elaborou um curso voltado aos agentes de assistência social, da saúde e da segurança pública. O conteúdo abordou diversos temas, entre eles questões de raça, classe e gênero. “Oferecemos outras perspectivas que não aquelas clássicas que tendem a criminalizar e culpabilizar as pessoas em situação de rua”, fala Lemões.
A live do Quartas da Extensão pretende compartilhar a experiência obtida junto à realização do curso. “Tivemos uma procura enorme a nível nacional. Cerca de 400 pessoas inscritas para 50 vagas na modalidade EAD”, entrega. Participam da reunião virtual, o coordenador do projeto e os bolsistas dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Direito e Filosofia
Para fechar a live, a advogada e mestranda em Direito pela UNIJUÍ, Estela de Andrade, que foi aluna do curso de extensão, oferecerá seu depoimento. Ela deve abordar sua vivência enquanto pesquisadora e o quanto os módulos do curso contribuíram para reformular algumas questões de estudo e, inclusive, o próprio olhar sobre a população em situação de rua.
Redação: Max Cirne