/ Notícias / Live do Quartas da Extensão recebe programa Atenção Fisioterapêutica na Comunidade
26.10.2020 | 17:31 | #fisioterapia #edr

O programa Atenção Fisioterapêutica na Comunidade participa nesta quarta-feira (28), às 19h, de live do Quartas da Extensão. Professores e bolsistas irão abordar as atividades voltadas à promoção e prevenção à saúde vinculadas ao programa. A transmissão ocorre através do canal da UCPel no YouTube.

O programa foi criado em 2004 ao reunir vários projetos desenvolvidos pelo curso de Fisioterapia. “Nasceu com o objetivo de promover a assistência que o estágio dos alunos, através das nossas clínicas atuantes no SUS, não atingem”, explica o coordenador do programa, professor Flaviano Moreira da Silva.

O Atenção Fisioterapêutica na Comunidade conta com 42 bolsistas, sendo 14 remunerados e 28 voluntários. “É um programa bastante procurado desde a sua criação. O nosso aluno enxerga a potencialidade da atuação dentro da extensão e, por isso, busca desempenhar atividades conosco”, acredita o coordenador.

Depois de mais de uma década de intenso exercício, 2020 foi um ano atípico para o programa, uma vez que a pandemia interrompeu suas atividades. A assistência fisioterapêutica foi mantida apenas dentro do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Em um segundo momento, estabeleceu-se a realização de atividades de forma remota. “Com Pelotas na bandeira laranja, foi possível retomar gradativamente ao presencial, atendendo as medidas de segurança”, comenta Silva. Essa trajetória, do início até o cenário atual, fará parte da live desta quarta-feira.

Participam do encontro virtual os professores Flaviano Moreira da Silva, Cleci Rodin Blois e Estefânia de Moraes Di Primio, além de três bolsistas. A proposta é realizar uma troca das vivências obtidas através do programa, oferecendo espaço para que os alunos também expressem o quanto a extensão contribui na formação acadêmica.

Redação: Max Cirne