/ Notícias / Linguagem e Neurociência em debate na UCPel
Linguagem e Neurociência em debate na UCPel
04.11.2010 | 18:49
Linguagem e Neurociência em debate na UCPel

A sala 425C do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ficou pequena para os alunos de graduação e pós-graduação inscritos no Seminário Linguagem & Neurociências, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade (PPGL), na tarde desta quinta-feira (04).

A primeira palestra da tarde foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Augusto Buchweitz. Os resultados apresentados ao público fizeram parte das pesquisas de doutorado e pós-doutorado do professor. O primeiro estudo abordava a compreensão de texto bilíngüe (português e inglês) e seus reflexos no funcionamento do cérebro. “Os seres humanos têm a habilidade única de aprender uma nova língua e de conseguir decodificar e se comunicar em códigos. Quanto mais nova a pessoa adquire o conhecimento de uma nova língua, mais o cérebro funciona em harmonia”, disse Buchweitz.

O segundo estudo comentado tratava sobre as áreas ativas do cérebro em relação à ortografia japonesa e inglesa. “A compreensão de texto depende de uma interação entre o conteúdo e o conhecimento prévio do leitor”, destacou. O professor da UFRGS finalizou sua palestra comentando um estudo sobre a identificação do conteúdo do pensamento, popularmente conhecido como “a leitura da mente”.  

A última palestra foi ministrada pelo professor da Universidade de Georgetown, Michael Ullman. O docente falou sobre “Contribuições dos circuitos da memória para a linguagem: o modelo declarativo/procedimental”.

Para a professora da Católica, Andréia Schurt Rauber, o seminário superou as expectativas. “Os alunos tiveram a possibilidade de ver pesquisas de ponta e a realidade que elas representam para a sociedade. O contato feito com os professores era somente através de artigos e livros, e, na tarde de hoje, os alunos puderam conhecê-los pessoalmente, além de realizar seus questionamentos sobre os assuntos apresentados”, disse.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?