/ Notícias / Ligas de Dermatologia e de Cirurgia da UCPel promovem ação do Dezembro Laranja
Ligas de Dermatologia e de Cirurgia da UCPel promovem ação do Dezembro Laranja
28.11.2022 | 16:27 | #medicina
Ligas de Dermatologia e de Cirurgia da UCPel promovem ação do Dezembro Laranja

Pelo segundo ano consecutivo, acadêmicos do curso de Medicina da Católica de Pelotas (UCPel) promovem ação especial com atendimentos voltados a pacientes com suspeita de câncer de pele. A atividade, alusiva ao Dezembro Laranja, vai ocorrer no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, no Campus Saúde da universidade.

Responsáveis pela ação, integrantes da Liga Acadêmica de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica (LADERMA) e da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIGE) irão disponibilizar consultas direcionadas à investigação de lesões suspeitas de câncer de pele, bem como orientações sobre a prevenção deste tipo de câncer.

Conforme a professora coordenadora da LADERMA, Joice Göebel, caso necessário, serão feitos tratamentos no ato da consulta, como crioterapia pelos integrantes da LADERMA, ou procedimentos cirúrgicos pela equipe da Liga de Cirurgia que também estará no evento. “Os procedimentos mais complexos serão encaminhados para cirurgia oncológica ou plástica”, adianta.

As 60 fichas para o dia da ação alusiva ao Dezembro Laranja já foram preenchidas por usuários com requisição das UBS’s Py Crespo, Fátima, CAIC Pestano, Areal I, União de Bairros e Sanga Funda, Hospital São Francisco de Paulo, Pronto Socorro e outras unidade ambulatoriais.

O Campus Saúde fica localizado na Av. Fernando Osório, 1586, Três Vendas. Além da professora Joice, também integram a atividade os docentes Ralph Vigui da Rosa, Larissa Severico e Lucas Zamberlan.

Câncer de pele

Conforme a professora Joice, a pele é o maior órgão do corpo humano. “O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum do nosso país. Muitas pessoas ainda negligenciam a ação do sol na pele e menosprezam o câncer de pele, achando ser somente uma “feridinha” ou uma “ pinta” sem importância”, afirma.

Caso a lesão não seja tratada de forma adequada, frisa a docente, o câncer de pele é capaz de gerar mutilações que limitam muito a qualidade de vida e pode até gerar a morte, como no caso do melanoma.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele melanoma é mais frequente em adultos brancos. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. É o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Possui bom prognóstico se detectado em sua fase inicial.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101