/ Notícias / Liga de Psiquiatria da UCPel trata sobre suicídio em workshop
Liga de Psiquiatria da UCPel trata sobre suicídio em workshop
13.09.2019 | 14:37 | #medicina
Liga de Psiquiatria da UCPel trata sobre suicídio em workshop

Identificar a tendência suicida e saber lidar com a situação serão os objetivos do I Workshop da Liga Acadêmica de Psiquiatria da Universidade Católica de Pelotas (LAPSI/UCPel). A atividade, voltada a toda comunidade acadêmica, será realizada na terça-feira (17), às 19h, na sala 403C, no Campus I.

Intitulado Suicídio! Você sabe lidar?, o evento receberá profissionais com ampla experiência no tratamento do problema. Os médicos psiquiatras Giovana Barreto e Gabriel Vieira falarão sobre como avaliar o risco de suicídio. Ambos são fundadores do Projeto Integra, que oferece, por meio de uma equipe multidisciplinar, cuidado integral a pacientes com transtornos mentais graves e tendência ao suicídio.   

Já o manejo desse risco será abordado pela médica psiquiatra e professora da UCPel, Aline Bento. Conforme a presidente da LAPSI, Juliane Martinelli, a primeira edição do workshop ainda apresentará uma atividade prática. Os palestrantes irão simular situações em que o risco de suicídio poderá ser observado. Após, debaterão com a platéia sobre qual a melhor forma de conduzir aquele momento. “A ideia é que as pessoas lembrem como devem lidar caso testemunhem ou vivenciem ocasiões semelhantes”, explica.

Ainda segundo ela, mesmo no meio acadêmico, em que o conhecimento sobre inúmeras áreas é compartilhado, as pessoas não buscam ajuda. O problema, inclusive, tem se intensificado nos últimos tempos, o que torna a discussão uma prioridade, não só na campanha de prevenção ao suicídio, chamada de Setembro Amarelo. “Às vezes as pessoas sentam lado a lado e não identificam o problema no colega, por isso quanto mais informação, melhor”, completa.

As inscrições para o evento podem ser realizadas pessoalmente, por meio dos telefones (53) 99645590, com Juliane, ou (53) 991331329, com Taiane. Ainda é possível adquirir o ingresso por transferência bancária, através do telefone (53) 999644012, com Marina. As vendas estão no segundo lote e o investimento é de R$15,00. O workshop fornecerá certificado de horas para os participantes.

LAPSI

A Liga Acadêmica de Psiquiatria é composta, atualmente, por 18 acadêmicos. Quinzenalmente eles realizam reuniões, orientadas pelo professor José Milton dos Santos Júnior. Os assuntos debatidos são sugeridos pelos próprios membros e contemplam inúmeros temas, como depressão, distúrbios alimentares, suicídio no meio acadêmico e demais patologias prevalentes na população.  

 

Confira a programação completa:

 

Terça-feira (17)

19h às 19h45: Avaliando o Risco de Suicídio, com os médicos psiquiatras e membros fundadores do Projeto Integra, Giovana Barreto e Gabriel Vieira;

19h45 às 20h30: Manejo do Risco de Suicídio, com a médica psiquiatra e professora da UCPel, Aline Bento;

20h30 às 21h00: Coffee break

21h às 21h45: Atividades Práticas de Avaliação do Risco de Suicídio.

 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?