/ Notícias / Liga de Pediatria da UCPel realiza ação sobre prevenção da obesidade em adolescentes
19.09.2023 | 17:44 | #medicina

Dedicado a abordar questões cruciais que afetam a saúde e o bem-estar dos jovens brasileiros, o dia 21 de setembro é celebrado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o Dia Nacional do Adolescente. A prevenção da obesidade é o foco central escolhido pela SBP para atividades a serem realizadas em todo o país.

Em alusão à data, uma ação da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Católica de Pelotas (LAP/UCPel) juntamente com o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPEL/ EBSERH) e a Liga de Pediatria da UFPEL, acontecerá no Shopping Pelotas dia 21 das 12h às 20h na loja do Bem. Uma série de atividades voltadas para acolher e ouvir os adolescentes em relação à sua alimentação e imagem corporal serão promovidas.

Os participantes serão pesados, medidos e terão seu Índice de Massa Corporal (IMC) calculado e avaliado de acordo com curvas de idade específicas. Nutricionistas estarão presentes para mostrar o equivalente de açúcar e gordura em alimentos frequentemente consumidos por adolescentes, como refrigerantes, fast food, salgadinhos e bolachas. Orientação e dicas para uma alimentação saudável também serão fornecidos.

Os adolescentes diagnosticados com obesidade receberão encaminhamento para o ambulatório de Hebiatria (Medicina do adolescente) da UCPel, onde poderão receber investigação e acompanhamento especializado em nutrição.

Prevenção é a chave

A obesidade entre adolescentes tornou-se uma preocupação crescente e alarmante no Brasil, sendo reconhecida como um problema de saúde pública. Estatísticas recentes revelam que um número significativo de adolescentes brasileiros está enfrentando essa condição, o que pode ter consequências graves em sua saúde física e mental.

O excesso de peso na adolescência pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo hipertensão arterial, diabetes, alterações no colesterol, doenças hepáticas, problemas ortopédicos, má formação do esqueleto, problemas de sono e até mesmo problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. O bullying frequentemente enfrentado pelos adolescentes obesos pode contribuir para o isolamento social e agravar os transtornos mentais.

A coordenadora e médica hebiatra Milene Maria Saalfeld, destaca a importância de ações que promovam o conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável, associada a bons hábitos de vida, como a prática de atividade física e a redução do uso de dispositivos eletrônicos, para prevenir a obesidade entre os adolescentes. Ela ressalta que essas medidas não apenas beneficiam diretamente os adolescentes, mas também têm o potencial de influenciar positivamente seus irmãos e familiares.

Redação: Camila de Leon